sexta-feira, 5 de julho de 2013

POR QUE AS LUAS DOS OUTROS PLANETAS TEM NOME E A NOSSA NÃO ? ( Fatos bizarros sobre... Ciência )

por Noêmia Lopes
Na verdade, a nossa lua tem nome sim. O nome dela é Lua! A palavra vem do latim Luna, que na mitologia romana era o nome da deusa relacionada ao satélite que orbita o planeta Terra. A deusa ligada ao astro também existia na mitologia grega. Por lá se chamava Selene, mas esse nome não pegou. O que acontece é que, com o tempo, o termo lua passou a ser usado para designar qualquer satélite de qualquer planeta, e não apenas o nosso. Ou seja, virou uma maneira genérica para chamar satélites. Essa generalização consta inclusive no dicionário, em que a palavra lua serve tanto para o corpo celeste que circunda a Terra quanto para os satélites dos outros planetas.
MUNDOESTRANHO-134-44-B620
AS LUAS DOS NOSSOS VIZINHOS
Nomes de outros satélites podem ter ligação com o do planeta.
FOBOS E DEIMOS
São as luas de Marte. Na mitologia grega, Fobos e Deimos são filhos de Ares (Marte, na mitologia romana). O nome do primeiro significa "medo" (é a raiz da palavra "fobia") e o nome do segundo quer dizer "pânico".
IO, EUROPA E CALISTO
São algumas das luas de Júpiter. Todas estão relacionadas com Zeus (Júpiter, na mitologia romana). Io era uma donzela que se apaixonou por Zeus, Europa, umafenícia raptada pelo deus, e Calisto, uma ninfa, querida por ele.

FONTE: Domingos Bulgarelli, astrônomo da Fundação Planetário do Rio de Janeiro.

FONTE: Revista Mundo Estranho

Nenhum comentário: