quinta-feira, 11 de julho de 2013

LAGOA SALGADA: UMA DAS MAIORES LAGOAS PLEISTOCÊNICAS DO NORDESTE BRASILEIRO ( Paleontologia )

A Lagoa



A Lagoa Salgada é localizada entre os municípios de Montadas, Areial e Pocinhos, sendo que 60% da sua área pertence a Pocinhos. Devido ao solo e às condições climáticas da localidade, as águas dela são salgadas quase tanto como a água do mar. Ela passa a maior parte do ano vazia, somente no período chuvoso, que vai de março a julho, é que pode ser vista com água. Devido ao sal, nenhuma planta se desenvolve no local.

É na lagoa salgada que nasce o Rio Mamamguape, um dos rios mais importantes da Paraíba, destacando-se por sua extensão, pela importância que teve no povoamento do estado e pelo aspecto econômico. 

O universo de Lagoa Salgada sempre esteve presente no imaginário coletivo dos habitantes da região. Há muitos anos, os antigos moradores narravam os mitos relacionados àquela região, dizendo que era um mundo "encantado", cheio de lendas.

Lagoas pleistocênicas

Lagoas pleistocênicas são reservatórios naturais de água que contêm vestígios de uma fauna extinta, grandes animais que viveram pelos sertões e que morreram nestes lugares (em busca de água) ou nas proximidades, sendo carreados para o fundo destas lagoas pelas enxurradas. O fato é que hoje estes lugares são fontes inesgotáveis de informações sobre os tempos pré-históricos, isto porque estes animais da Mega-Fauna viveram até aproximadamente 8 mil anos atrás, num período chamado de Pleistoceno. O estudo desta fauna pode nos dar diversas informações acerca da pré-história.

A descoberta dos Achados

Os primeiros fósseis foram encontrados em abril de 2006 por um tratorista que fazia a escavação da nascente do Rio Mamanguape para um projeto de revitalização do local financiado pela Petrobras. “Quando o tratorista percebeu que havia uns ossos grandes demais parou e a gente ligou para a universidade”, disse um agricultor que mora na localidade de Lagoa Salgada.

As primeiras Escavações

As primeiras escavações foram realizadas entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2009. A equipe de escavação foi composta por profissionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB): o coordenador do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia, Juvandi de Souza Santos, pelo Paleontólogo, Márcio Mendes, pelos acadêmicos de Biologia: Elnathan Monteiro e Allysson Allan, além dos pesquisadores e sócios da Sociedade Paraibana de Arqueologia: Thomas Bruno Oliveira e Dennis Mota.

Os trabalhos estão apenas no início e esta atividade foi a primeira campanha de escavação deste sítio paleontológico, que segundo o Prof. Juvandi “tem potencial para ser trabalhado por no mínimo 10 anos”. Foram coletados diversos fósseis da fauna pleistocênica, nas quadrículas escavadas, foi evidenciado parte de um Mastodonte, cujos fragmentos encontravam-se friáveis, em grande medida pela sua exposição na superfície, imposta no momento da descoberta.

Os fósseis Encontrados

Um cuidadoso processo de recuperação do material foi desempenhado pela equipe, utilizando a técnica de encasulamento, que consiste no envolvimento das organizações fósseis em espessa camada de gesso, gases e papel, objetivando evitar a fragmentação dos fósseis. Todo o material foi devidamente acondicionado e levado para o Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da UEPB, onde passará pelo processo de catalogação e montagem, e assim, fará parte do acervo do Museu de Arqueologia e Paleontologia da UEPB, no largo do Açude Novo (Antigo MAAC).

Outras descobertas da Lagoa

Além da escavação, uma pesquisa arqueológica de entorno foi empreendida pela equipe. O pesquisador Thomas Bruno Oliveira, da SPA, encontrou cerâmica indígena nas cercanias da Lagoa, aumentando, portanto, a potencialidade de vestígios pré-históricos da área da Lagoa Salgada. A educação patrimonial foi um ponto forte dos trabalhos. Além da cobertura pela imprensa estadual, moradores de cidades vizinhas e da própria Pocinhos estiveram visitando as atividades e compreendendo a importância daqueles testemunhos para a compreensão do passado da região. Mais de três centenas de habitantes acompanharam a escavação.

Futuras Escavações

É pretensão do Prof. Juvandi realizar outras campanhas de escavação na Lagoa Salgada este ano. “É muito importante a escavação de um local como este, pois os vestígios ali encontrados darão subsídios para entendermos o paleoambiente da região que hoje é a Paraíba”, afirmou o professor. Além da escavação, pretende-se realizar um levantamento dos sítios arqueológicos da região polarizada pela Lagoa.

Vários projetos estão sendo elaborados para melhor aproveitamento deste importante sítio arqueológico e paleontológico. Um deles visa transformar a num verdadeiro Centro de Pesquisas e Museu, que beneficiará todas as cidades vizinhas e toda a Paraíba.

Confira Algumas Fotos:














FONTE: Blog Retalhos Históricos de Pocinhos 

Nenhum comentário: