sábado, 1 de junho de 2013

ASTERÓIDE QUE PASSOU NAS "PROXIMIDADES" DA TERRA TEM UMA LUA ( Astronomia )


01/06/2013 - 02h30


DE SÃO PAULO


O asteroide 1998 QE2, cujo tamanho é estimado em cerca de 2.7 quilômetros de diâmetro passou nesta sexta-feira (31), de forma segura, a 5.8 milhões de quilômetros da Terra. O astro, que vem sendo estudo por astrônomos em sua aproximação da Terra, revelou uma surpresa: um satélite de 600 metros de diâmetro orbitando ao seu redor.
Segundo cientistas, em nenhum momento o objeto apresentou risco à Terra. Em sua maior aproximação, o 1998 QE2 esteve cerca 15 vezes a distância entre a Terra e a Lua.
Mas astrônomos estiveram monitorando o astro, uma chance de aprender mais sobre a sua composição, estrutura e órbita.
"É extremamente emocionante ver imagens detalhadas desse asteróide pela primeira vez", disse Lance Benner, do radar Goldstone, no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa em Pasadena.
Asteróide 1998 QE2 foi descoberto em agosto de 1998. A rocha espacial é um dos 10 mil asteróides próximos da Terra identificados até o momento, mas a população total desses objetos pode ultrapassar 1 milhão.
Muitos objetos menores e perigosos, entretanto, ainda não foram descobertos. Os astrónomos catalogaram menos de 30% dos asteróides de pelo menos 100 metros de diâmetro que possuem algum possibilidade de passar próximo à Terra em algum momento de suas órbitas. Tais objetos poderiam destruir uma área do tamanho de um estado se se chocassem com a Terra.

FONTE: Folha.com/Ciência

Nenhum comentário: