sexta-feira, 24 de maio de 2013

AVIÃO SOLAR BATE RECORDE DE DISTÂNCIA DE VOO NOS EUA ( Energia solar )

Energia solar


A aeronave Solar Impulse percorreu 1.541 quilômetros do Arizona ao Texas

Avião movido a energia solar 'Solar Impulse'
Solar Impulse: o avião movido a energia solar deve fazer um voo ao redor do mundo em 2015 (Stephen Lam/Reuters )
O Solar Impulse, primeiro avião tripulado que voa de dia e à noite movido exclusivamente a energia solar, bateu um novo recorde nesta quinta-feira, ao completar a segunda etapa da sua travessia pelos Estados Unidos. Foram percorridos 1.541 quilômetros, a maior distância já cumprida por um avião solar.
A aeronave pousou no aeroporto Dallas-Fort Worth, no Texas, à 1h08 do horário local (3h08, horário de Brasília), depois de um voo de 18 horas e 21 minutos que saiu de Phoenix, no Arizona. A primeira etapa da travessia pelos Estados Unidos foi realizada no início de maio, com o percurso de São Francisco até Phoenix.
"Essa etapa foi particularmente difícil devido aos ventos fortes na hora da aterrissagem. O piloto precisa ficar acordado por mais de 20 horas, sem recorrer ao piloto automático em nenhum momento", explicou o piloto Andre Borschberg, que tem a marca do voo mais longo com energia solar, de 26 horas.
Depois de Dallas, o avião solar viajará para Saint Louis, no Missouri. No meio de junho, partirá para o aeroporto Dulles, próximo à capital Washington. O Solar Impulse chegará ao seu destino final em julho: o aeroporto Kennedy, em Nova York.
Parada obrigatória – O avião permanece vários dias em cada local de escala para permitir que a população o conheça e converse com os pilotos. A aeronave, de 1,6 tonelada de fibra de carbono, teria condições técnicas para fazer o voo sem escalas, mas as autoridades proibiram o feito porque o avião tem lugar para apenas um piloto, que só pode voar por até 24 horas.
O recorde anterior também havia sido alcançado pelo Solar Impulse, há um ano, quando completou o percurso de 1.116 quilômetros entre a Suíça e a Espanha. O projeto, idealizado e comandado por dois pilotos suíços, tem como objetivo demonstrar o que pode ser conquistado sem combustíveis fósseis. A meta é que a aeronave possa realizar um voo ao redor do mundo em 2015.

(Com agência France-Presse)

FONTE: Revista Veja/Com

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