segunda-feira, 15 de abril de 2013

VIVEMOS EM TRÊS PLANETAS DIFERENTES ( História Climática do Planeta Terra )

AQUECIMENTO GLOBAL

Na nossa imaginação, a temperatura da Terra varia de forma mais ou menos homogênea ao longo do tempo. Mas não é bem assim. A história climática do planeta não é única. Cada região tem sua própria sequência de aquecimento ou resfriamento. Embora o planeta como um todo esteja esquentando em um ritmo acelerado por causa das atividades humanas nos últimos 100 anos, uma retrospectiva mais longa, que resgata toda a história da civilização, mostra como cada hemisfério se comportou de uma forma independente.
Um dos levantamentos mais completos dessas diferenças foi feito pela mesma equipe que reconstruiu o clima da Terra dos últimos 11 mil anos. Recentemente, eles publicaram sua pesquisa, segundo a qual o planeta esteve mais frio do que agora em 80% de nossa história, desde o início da agricultura. É o que mostra o gráfico abaixo. Ele apresenta como evoluiu a temperatura nos últimos 11.300 anos. As linhas de cores diferentes embaralhadas são os os 73 registros diferentes. A linha preta no meio é a média dos registros.
O mesmo grupo de pesquisadores das universidades do Estado do Oregon e de Harvard, nos EUA, fez um levantamento da variação de temperatura de diferentes latitudes do planeta. O resultado surpreende.
As três linhas acima mostram a variação de temperatura de diversas latitudes desde 9 mil anos antes de Cristo. Ou seja, há 11 mil anos.

A linha vermelha mostra a variação no Hemisfério Norte, entre as latitudes 30 N e 90 N, que compreende a faixa da região temperada do norte até o polo. Na América, essa faixa vai da fronteira dos EUA com o México até o polo Norte no Ártico. A linha preta mostra a faixa tropical da Terra, entre as latitudes 30 N e 30 S. Na América, essa faixa corresponde à região desde o México até o Rio Grande do Sul, no Brasil. A linha azul corresponde a faixa da latitude 30 S até o polo. Vai do Uruguai até o polo Sul, na Antártica.
Cada uma dessas faixas parece pertencer a um planeta distinto.
A temperatura nas zonas temperadas e polares do Hemisfério Norte (linha vermelha no gráfico) subiu entre 9 mil e 8 mil anos atrás. Há cerca de 8 mil anos, enquanto os humanos vindos da Ásia pelo Estreito de Bering se espalhavam pela América, o Hemisfério Norte viveu seu maior calor do período. Desde então, veio esfriando gradualmente. Enquanto no mundo como um todo, a temperatura variou cerca de 0,7 grau Celsius, a oscilação no Norte foi o dobro disso, cerca de 1,5 grau. Esse fenômeno pode explicar em parte porque a Europa passou por um período mais quente, o chamado Ótimo Climático Medieval.
A história nos trópicos é completamente diferente. As temperaturas na faixa equatorial (como mostra a linha preta) variaram pouco desde o início da civilização. Houve um ligeiro aquecimento por volta de 5 mil a 3 mil anos atrás.No último século, a região passa por um aquecimento acelerado, coerente com as mudanças climáticas da atividade humana.
Já no extremo sul (mostrado pela linha azul), as temperaturas vieram baixando ligeiramente desde 9 mil anos atrás até o início da era atual, há 2 mil anos. Desde então, o calor vem aumentando. No último século, a temperatura dispara para o alto.
A explicação para esse comportamento tão diferente em cada pedaço do mundo é complexa. Segundo Shaun Marcott, da Universidade do Estado do Oregon, nos EUA, coordenador do estudo, a diferença dos hemisférios é coerente com as mudanças no eixo da Terra. Essas oscilações, conhecidas como ciclos Milankovitch, influenciam a alternância entre Eras Glaciais e fases mais quentes.
A mudança mais intensa ao longo da história da civilização ocorreu em um lugar preciso: o Atlântico Norte. Parte disso por causa de alterações nas correntes marinhas. O climatologista Tamino, autor do blog Open Mind, fez uma estimativa da variação na região, a partir dos dados de Marcott. O resultado é o gráfico abaixo.
Entre 9 mil e 8 mil anos atrás, a temperatura subiu dramaticamente na região da Europa, Groenlândia, costa Atlântica dos EUA e Canadá. A média aumentou 1,5 grau. O período quente durou até cerca de 6 mil anos atrás. Depois, esfriou até cerca de 100 anos atrás. Nos últimos 100 anos, a temperatura começou a subir aceleradamente, aí talvez já por efeito dos gases de efeito estufa que despejamos na atmosfera num volume inédito em milhões de anos.
(Alexandre Mansur)
Foto: Domenico Salvagnin

FONTE: Blog do Planeta

Nenhum comentário: