quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

ZONA DE CONVERGÊNCIA INTERTROPICAL PROVOCA CHUVAS VOLUMOSAS NO LITORAL DO MARANHÃO E RENOVA A ESPERANÇA DO SERTANEJO PARA UM BOM INVERNO EM 2013 ( Meteorologia )

Chuva volumosa no litoral do Maranhão

14 de fevereiro de 2013 às 10:25 por Josélia Pegorim
Nuvens carregadas da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical – estão na costa norte do Nordeste e provocam chuva forte e volumosa no litoral do Maranhão. No farol Santana choveu quase 135 milímetros entre 8 horas de quarta e 8 horas da manhã desta quinta-feira, pelo horário local, na medição do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Mas por volta das 10 horas, a chuva ainda estava constante e não dava sinais de trégua. Na região do farol Preguiças choveu 86 milímetros no mesmo período do farol Santana.




Chuva em São Luís

Na região de São Luís, capital do Maranhão, choveu muito na quarta-feira de Cinzas e o tempo chuvoso predominou na madrugada e manhã desta quinta-feira. A previsão é de a chuva continue no decorrer da tarde e noite. Há risco de raios e de chuva forte



Tempo instável nos próximos dias

A ZCIT vai continuar ativa na costa norte do Nordeste nos próximos dias. Pelo menos até a segunda-feira, 18 de fevereiro, a chuva será frequente no norte do Maranhão, norte do Piauí e do Ceará. Há chance de chuvas fortes e de raios.

Inverno é época chuvosa

A ZCIT  é um dos principais sistemas meteorológicos que provocam chuva no Norte e em grande parte do Nordeste do Brasil. As áreas de instabilidade da ZCIT podem provocar chuvas fortes e volumosas por alguns dias seguidos. Fevereiro, março e abril são normalmente os meses mais chuvosos em grande parte do Maranhão, do Piauí, no Ceará e no Rio Grande do Norte. Na linguagem popular, o “inverno” está começando, o que significa que começou a época mais chuvosa do ano.

FONTE: Climatempo

Nenhum comentário: