segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

UMA "MIRAGEM" NO MEIO DA CAATINGA CARNAUBENSE ( Atrativos Naturais de Carnaúba dos Dantas-RN ) "Na íntegra, fotos do OLHO D'ÁGUA DOS CÂNDIDOS.... uma fonte natural escondida no meio da caatinga seca"

OLHO D'ÁGUA DOS CÂNDIDOS


                                                              
Desde tempos imemoriais que esta pequena, mais importante fonte d'água existente em terras carnaubenses,  sacia a sede dos habitantes , plantas, insetos e animais "residentes" nas suas cercanias.


  Leito seco do Riacho do Olho D'água                                                              
                                                               
                            
Localizado em um pequeno riacho da bacia do Riacho do Bojo (um dos formadores do Riacho do Olho D'água), o olho d'água dos Cândidos, impressiona a quem o visita e o visualiza pela primeira vez.
                                                                                 
Leito do riacho do olho d'água nas proximidades da fonte...

Brotando do tronco de um grande juazeiro, e cercado por vários exemplares de quixabeiras, juazeiros, catingueiras, caraibreiras e de outras belas árvores da caatinga,  um pequeno filete de água cristalina começa a sua jornada na procura pelo leito do riacho que lhe emprestará o nome.


Local onde brota a fonte... no tronco de um juazeiro

Nesse percurso, o pequeno filete d'água vai irrigando várias touceiras de capim e formando poças d'água que servirão para saciar a sede das enormes árvores que o margeiam, como também, para saciar a sede dos inúmeros pássaros, insetos, animais e vez por outra, matar a sede de algum garimpeiro, vaqueiro, caçador ou mesmo de certos aventureiros que vez por outra recorrem as suas águas...


Olho D'água... com as suas águas...

O local, surpreende o visitante pela sua singularidade, pois imagine você caminhando na mata seca da caatinga, precisamente no leito seco de um riacho, e de repente, o mesmo tornar-se perene. Então, por alguns instantes você imagina estar diante de uma "miragem". Porém,  depois de analisar direitinho o que está diante dos seus olhos... com as suas enormes árvores verdejantes, com os peixinhos nadando nas suas águas, com os  inúmeros pássaros á sua volta, então, logo você cai na real e ver que não é uma miragem... você está diante de uma fonte de água natural em plena caatinga carnaubense.


Proximidades do olho d'água... com o leito do riacho já perenizado...

Pois é... esse local existe, e apesar de enfrentarmos uma das piores secas da nossa história, ele está lá... sempre teimando em botar as águas que estão nas entranhas da terra para "fora", e com isso, fazendo com que a biodiversidade que o cerca não sinta os "efeitos da estiagem", e passe todo o período seco usufruindo de sombra e água fresca.

Eis o famoso, exótico e indispensável... OLHO D'ÁGUA DOS CÂNDIDOS.







GALERIA DE FOTOS:

Nas fotos abaixo, uma pequena mostra da beleza natural do lugar, como também, da dura realidade enfrentada por alguns animais que não resistem a fome e as doenças, e tombam no solo da caatinga.





                                                                                 











Obs.
Nas fotos desta matéria, as mesmas aparecem com a data de 24/01/2010 (erro de datação). No entanto, as mesmas foram tiradas no dia 21/02/2013.

Atenciosamente,

Dean Carvalho/Explorador do Sertão


FONTE, FOTOS E TEXTO: Dean Carvalho

Nenhum comentário: