quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

ASSIM COMO HÁ 700 ANOS, ESCÓCIA TEM CHANCE REAL DE SE TORNAR INDEPENDENTE DO REINO UNIDO ( Notícias/Mundo )

21/02/2013 - 05h00



BERNARDO MELLO FRANCO
ENVIADO ESPECIAL A EDIMBURGO E STIRLING (ESCÓCIA)

Em 1314, foi pela guerra. Armados de lanças medievais, os escoceses expulsaram os invasores vindos da Inglaterra e garantiram uma independência que duraria quase quatro séculos.

Em 2014, pode ser pelo voto. Setecentos anos depois da vitória na batalha de Bannockburn, a Escócia vai às urnas para decidir se continua no Reino Unido ou se volta a ser um país autônomo.

David Moir/Reuters
Protesto pró-independência em Edimburgo, na Escócia; país do Reino Unido decidirá sobre emancipação em 2014
Protesto pró-independência em Edimburgo, na Escócia; país do Reino Unido decidirá sobre emancipação em 2014
A campanha oficial ainda não começou, mas os dois lados já afiaram o discurso para se enfrentar num plebiscito com a participação de cerca de 4 milhões de eleitores.
Em desvantagem nas pesquisas, o grupo que defende o "sim" à separação tenta estimular o sentimento nacionalista para virar o jogo.
"A Escócia já tem uma cultura própria, uma igreja independente e uma seleção nacional de rúgbi e de futebol. A independência será um passo natural para nós", disse à Folha Susan Stewart, diretora do comitê separatista.

Editoria de arte/Folhapress
Os partidários do "não" sustentam que a Escócia pode preservar sua identidade cultural sem arcar com os custos, ainda incertos, de romper com o Reino Unido.
"É possível ter orgulho de ser escocês e, ao mesmo tempo, saber que é melhor ficar na união", afirmou o ministro britânico para a Escócia, Michael Moore, em entrevista a correspondentes estrangeiros em janeiro.
A Escócia ganhou autonomia parcial em 1997, com a criação de um Parlamento em Edimburgo e de um governo com poder limitado a áreas como saúde e educação.
As decisões sobre economia, tributação e defesa continuam a ser tomadas em Londres, onde a Inglaterra é uma espécie de sócia majoritária do Reino Unido, que também inclui Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.
O debate sobre a separação ganhou fôlego há dois anos, quando o SNP, Partido Nacional Escocês, venceu as eleições locais e fechou um acordo com o governo britânico para realizar o plebiscito.
Editoria de Arte/Folhapress
Mas, para analistas, o resultado da eleição de 2011 não significa que a maioria passou a apoiar a separação. "As pesquisas mostram que o eleitor separa as coisas. O voto foi para quem ele achou que governaria melhor a Escócia", avalia a cientista política Nicola McEwan, da Universidade de Edimburgo.
Líder dos separatistas, o premiê escocês, Alex Salmond, afirma que o novo país continuaria a ter a rainha como chefe de Estado (como fazem países como Canadá e Austrália), usar a libra e integrar a União Europeia. O governo britânico levanta dúvidas sobre o uso da moeda e diz que a Escócia teria que sair e entrar na fila para voltar ao mercado comum.
O discurso de Salmond mudou ao longo do debate. Ele já defendeu a adoção do euro, antes da crise da moeda, e propôs "arco de prosperidade" com Islândia e Irlanda, que afundaram em 2008.
Agora, cita os países escandinavos como modelo e promete bancar os gastos do Estado escocês com as receitas do petróleo do mar do Norte, cuja redivisão teria de ser negociada com o Reino Unido.
Para os separatistas, a Escócia independente poderá reverter os cortes sociais impostos pelo premiê britânico, David Cameron. Para os unionistas, um país menor teria menos força para manter o Estado de bem-estar social.
Pesquisa recente do instituto Angus Reid mostra que só 32% dos escoceses optariam hoje pela separação; 47% preferem ficar no Reino Unido, e 21% estão indecisos.

Nenhum comentário: