terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

AHMADINEJAD DIZ QUE QUER SER O PRIMEIRO ASTRONAUTA IRANIANO ( Notícias/Mundo )

04/02/2013 - 12h33


DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse nesta segunda-feira estar pronto para ser o primeiro homem enviado ao espaço pela República Islâmica. Teerã planeja fazer um voo tripulado até 2020.
No final do mês de janeiro, o Irã lançou ao espaço um cápsula com um pequeno macaco a bordo, a missão foi bem sucedida e a agência anunciou seus planos de manter e expandir seu programa espacial.

Arman Teimur/AFP
O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, observa um macaco espacial no Dia Nacional da Tecnologia Espacial do Irã, em Teerã
O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, observa um macaco espacial no Dia Nacional da Tecnologia Espacial do Irã, em Teerã
Na apresentação de dois satélites que serão lançados em breve pelo país, Ahmadinejad disse que a juventude iraniana está determinada a fazer o voo tripulado nos próximos quatro ou cinco anos.
"Tenho certeza que isto vai acontecer. Estou pronto para ser o primeiro iraniano a ser sacrificado pelos cientistas do meu país e ir ao espaço, embora eu saiba que há um grande número de candidatos", brincou Ahmadinejad durante a cerimônia, segundo a agência de notícias Irna.
Ainda em tom de brincadeira, Ahmadinejad disse que estava disposto a "se leiloar" e doar o dinheiro arrecadado para o orçamento do programa espacial iraniano, para ajudar a superar as sanções internacionais econômicas..
Nahid, satélite de observação por câmera equipado com painéis solares, deve ser colocado em órbita entre 250 km e 370 km de altitude, o que o Irã já conseguiu fazer três vezes desde 2009.
Zohreh é um satélite geoestacionário de comunicações que deve ser colocado a uma altitude de 36.000 km, o que o Irã ainda não realizou. As datas de lançamento ainda não foram definidas.
As grandes potências ocidentais e Israel estão preocupadas com o programa espacial do Irã, suspeito de ter o objetivo de desenvolver mísseis capazes de transportar potenciais armas nucleares.
O Irã afirma que seu programa espacial é pacífico e que não tem a intenção de desenvolver mísseis balísticos. 

FONTE: Folha.com/BBC Brasil

Nenhum comentário: