domingo, 23 de dezembro de 2012

15 EVENTOS QUE AMEAÇAM A HUMANIDADE ( Artigo Científico ) "PARTE III"

Tempestades solares

Causa: Cósmica
Tipo:
Local e tolerável
Já aconteceu antes?
Sim, várias vezes
Para quem olha da Terra, o Sol parece estático: uma bola de fogo que queima constantemente sempre na mesma intensidade. Mas não é isso que acontece. O Sol alterna entre picos de máxima e mínima intensidade, num ciclo que dura onze anos. Segundo os astrônomos, a próxima máxima deve acontecer entre o final de 2013 e o começo de 2014. Nesse período, dinâmicas internas de sua estrutura causam um aumento nas chamadas tempestades solares, explosões que acontecem na superfície da estrela e podem lançar violentos jatos de plasma em direção ao espaço. A boa notícia é que, quando atingem a Terra, esses fenômenos não costumam causar nenhum dano aos humanos, que são protegidos de seus efeitos pelo campo magnético do planeta. 
 
A má notícia é que eles podem danificar diversas infraestruturas que os homens usam em seu dia a dia, como as redes de comunicação e de transmissão de energia. Os jatos de plasma, chamados de ejeções de massa coronal, lançam diversas partículas na atmosfera terrestre, principalmente prótons e elétrons. A primeira onda de radiação pode afetar os satélites que orbitam o planeta, atrapalhando transações financeiras e desligando sistemas de GPS. Entre 10 e 30 horas depois, uma segunda onda atinge o próprio campo magnético do planeta, e pode causar flutuações de energia em sua superfície. Isso pode levar a quedas nas linhas transmissão de energia e a grandes apagões. 
 
A tempestade solar mais forte já registrada aconteceu em 1859, mas causou pouquíssimos danos, já quase não existia infraestrutura elétrica à época. Em 1989, um fenômeno do tipo causou a queda do sistema de energia em Quebec, no Canadá. Hoje, com a dependência tecnológica cada vez maior, os riscos são enormes. Segundo os cálculos de John Beddington, conselheiro científico do governo inglês, uma tempestade realmente forte pode levar a perdas de dois trilhões de dólares. 
 
No entanto, como as tempestades comuns, as tempestades solares podem ser monitoradas por meio de sistemas de "previsão do tempo", e seus efeitos mais adversos contornados. Cientistas da Nasa e de outras agências acompanham permanentemente a atividade solar e podem avisar as autoridades sobre esse tipo de fenômeno. Entre os primeiros sinais e sua chegada à Terra, companhias geradoras de energia podem se proteger das flutuações eletromagnéticas e os satélites podem se desligar e entrar em um modo seguro de operação, prevenindo os piores danos.
 
FONTE: Revista Veja/Ciência

Nenhum comentário: