segunda-feira, 5 de novembro de 2012

SETOR DE METEOROLOGIA DA EMPARN PREVÊ QUE 2013 DEVERÁ SER UM ANO DE SÊCA NO SEMI-ÁRIDO NORTE-RIOGRANDENSE ( Previsão Meteorológica )

 2013 DEVERÁ SER UM ANO DE SÊCA PARA O NORDESTE BRASILEIRO


O Setor de Meteorologia da EMPARN mesmo alegando antecipação, Gilmar Bristot não foi otimista com o inverno para 2013: “Essa condição no Estado, que hoje é permanente de seca, deve prevalecer em 2013.
A seca que já se instalou nos sertões do estado da Bahia está produzindo os seus efeitos negativos e nefastos sobre a economia dos agricultores. Não é uma seca inusitada, mas prevista de longas datas pelos estudos do Instituto de Atividades Espaciais- (IAE) de São José dos Campos.
Esta previsão foi chamada de “Prognóstico do Tempo a Longo Prazo” Baseia-se em interpolações e pesquisas cuidadosas fundamentadas no histórico pluviométrico da região nordeste. A cada 26 anos ocorre uma grande seca, como aconteceu a de 1979/84 quando o DNOCS e outros órgãos dos estados nordestinos receberam antecipadamente relatórios sigilosos analisando e alertando para o que iria ocorrer. Não é um modelo matemático na acepção do termo, mas um “Método Estatístico de Correlação,” estudo que passou a merecer toda a credibilidade dos técnicos e dos poderes administrativos.


Nenhum comentário: