quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O QUE É, E PARA QUE SERVE A "MATA CILIAR" ? ( Meio Ambiente )

MATA CILIAR



O sistema de plantio  varia de acordo com a topografia e a situação de degradação em que se encontra o solo. Quando a área a ser reflorestada encontra-se totalmente desprovida de vegetação e apresenta topografia não muito irregular usa-se o plantio em linhas com espaçamento de 2 x 2m entre linhas e plantas.
 Quando a topografia é muito irregular adota-se o plantio aleatório. Quando existe vegetação em estágio inicial de regeneração ou remanescentes arbóreos o plantio é feito em faixas com regeneração natural.
A experiência de campo indica que, para obter o menor custo e melhor incremento do reflorestamento, deve-se utilizar o plantio simultâneo das espécies florestais nativas pioneiras, secundárias e clímax. Quando necessário, são realizadas roçadas dos capins e arbustos nas linhas de plantio. Nas entrelinhas fica a regeneração espontânea sem intervenção. Desta forma garante-se a sucessão vegetal a partir das espécies e sementes já localizadas na área, e uma introdução de espécies ausentes a partir de mudas. A vegetação das entrelinhas ajuda a garantir uma dispersão de sementes de espécies pioneiras, sombra para as espécies secundárias e clímax introduzidas, redução da evapotranspiração pela diminuição do vento, e alimentação às abelhas.
Para implantar um reflorestamento são seguidos os seguintes passos:
1 - Impedir o acesso de gado bovino, eqüinos e outros animais à área a ser reflorestada.
2 - Controle de formigas cortadeiras com a localização dos ninhos e sua destruição.
3 - Roçada dos capins e arbustos nas faixas de cultivo para o plantio.
4 - Coveamento, aplicação e incorporação de adubo orgânico (opcional a critério do proprietário), plantio das mudas florestais nativas e estaqueamento das mudas (estaqueamento é opcional a critério do proprietário, a prática facilita a manutenção do reflorestamento).
5 - Coroamento (capina ao redor) das mudas pelo menos 2 vezes no primeiro ano e sempre que necessário, a partir do segundo ano.
6 - Roçadas nas faixas de cultivo sempre que necessário, especialmente nos três primeiros anos.
7 - Replantio das mudas no início do segundo ano. As roçadas, capinas de manutenção e controle de formigas, devem ser realizados até o terceiro ano do plantio, pois a partir deste momento as intervenções são ocasionais. Os reflorestamentos efetuados são acompanhados através de visitas de vistoria para verificar o desenvolvimento das árvores plantadas.
A destruição das florestas em áreas de preservação permanente (matas ciliares) afeta diretamente a quantidade e qualidade da água e contribuem para o agravamento das conseqüências de enxurradas e enchentes. A necessidade de se plantar mais arvores é clara e urgente, provavelmente ultrapassaremos a casa dos 46º este verão pois o replantio de pelo menos 600.000 arvores em cidades de 100.000 habitantes  acarretaria pelo menos de 4º a 6º graus a menos e os benefícios seriam muitos:  O governo economizará milhões em saúde publica os cidadãos mais velhos e as crianças sofrerão menos com problemas causados por poluição de carros e industrias.
Em função da sua importância, damos preferência para ss florestas que margeiam os cursos d’água e nascentes, as quais são consideradas faixas de preservação permanente desde o advento do Código Florestal - Lei 4.77l de 1965. No entanto, nem proprietários de terra e nem autoridades de qualquer dos três poderes, nunca levaram a sério o teor da lei, muito menos a importância da manutenção e recuperação destas faixas florestais.
Plantio de mata ciliar Muitas catástrofes, inclusive com mortes no caso de enxurradas e enchentes, e milhões de dólares em prejuízos econômicos poderiam ter sido evitados no passado , e também prevenidos para o futuro com a simples observância das faixas mínimas de vegetação preconizadas na legislação.
Mata Ciliar / para os leigos são esta pequena floresta verde que sempre crescem a volta dos rios e nascente uni-se o útil ao agradável a arvore sacia sua sede e a nascente mantém sua umidade e desta forma não seca jamais.

Objetivos específicos

Metas

Os três poderes tem que pensar em metas e fazer um trabalho sério a respeito deste momento trágico em que estamos caminhando um rumo incerto,  se continuarem apenas cruzando os braços e fazer de conta que temos muito tempo.
Prejuízo incalculáveis serão previsto para todos os canto do Brasil.
A devastação das florestas e matas ciliares, será o ponto de ebulição para a natureza reagir e tentar expurgar o vírus-homem do planeta

Proporcionar aos pequenos agricultores e proprietários de terra, conhecimentos e métodos para preservação e recuperação da Mata, através da implantação de reflorestamentos com espécies nativas.

Os três poderes tem que promover o conhecimento e incentivar o debate entre os agricultores e proprietários de terra, sobre os problemas e conseqüências da destruição das florestas.
 Capacitar  proprietários de terra e técnicos sobre a importância da preservação das florestas primárias e recuperação e enriquecimento das florestas nativas secundárias (coleta de sementes, produção de mudas e reflorestamento com nativas). 

FONTE: Ache Tudo e Região

Nenhum comentário: