quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O CRESCIMENTO DA ATUAL POPULAÇÃO INDÍGENA DO BRASIL ( Informativo )

Os Índios
 
 
  

Os índios são os guardiões das florestas e os únicos que entendem a linguagem dos animais.



 

Eles estão a Salvo
Há menos de quarenta anos achava-se que os índios brasileiros iam acabar. Hoje a população indígena cresce mais que a média nacional.
Marcelo Ventura

INFÂNCIA PROTEGIDA
Crianças da aldeia Nazaré, em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas: reservas cresceram 85%
No Brasil de hoje, todo dia é dia de índio. A população indígena, que chegou a apenas 100 000 pessoas algumas décadas atrás, voltou a crescer numa média de 3,5% ao ano, índice superior ao crescimento populacional do restante do país. Os números derrubaram algumas previsões de nomes conceituados, como o antropólogo Darcy Ribeiro, que nos anos 60 alertava para o declínio da curva demográfica desses povos. O último censo, feito há dois anos, aponta que existem 358 000 indivíduos de 215 etnias em 588 áreas indígenas identificadas, que representam quase 12% do território nacional. Dois terços desse total estão devidamente delimitados e regularizados. O grande crescimento das áreas indígenas no Brasil ocorreu a partir de 1988, quando, pela nova Constituição, o governo ficou obrigado a demarcar as áreas desses povos. Elas somavam 212 na época e chegaram a 391 em 2002, num aumento de quase 85% em menos de quinze anos. Outra evolução foi a parceria com organizações não-governamentais e com os próprios índios que se organizaram em associações para administrar as reservas.
Ricardo Stuckert



 
André Penner
A. Ribeiro
VIZINHANÇA INCÔMODA 
Uma das principais queixas dos ianomâmis são os abusos dos colonos que se instalam nos limites das reservas em Roraima
O Instituto Socioambiental (ISA) é uma das mais atuantes ONGs na questão indígena. Em parceria com os índios, forma professores, orienta e assessora líderes indígenas e desenvolve projetos no manejo de regiões com dezenas de etnias, como o Alto Rio Negro, na Amazônia, e o Parque do Xingu. Também oferece advogados para auxiliar nas questões legais que envolvem demarcação de terras. Na área de saúde, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) tem um programa em parceria com o Ministério da Saúde de formação de agentes entre os nativos. No ano passado, a instituição diplomou a primeira turma de auxiliares de enfermagem composta apenas de índios do Parque do Xingu. É uma forma de transferir para as próprias tribos parte da responsabilidade pelas condições sanitárias em que vivem. 
 
Números

12%
do território nacional pertence a tribos indígenas

358 000
índios de 215 etnias vivem em 588 reservas
Nem todos os índios vivem bem. Enquanto a maioria dos povos da região amazônica tem o privilégio de habitar grandes áreas demarcadas, os guaranis de Mato Grosso do Sul estão confinados em espaços muito reduzidos. O problema se tornou um escândalo há alguns anos, quando índios guaranis caiovás começaram a cometer suicídio. Em vários pontos do país, o contato entre índios e civilização provoca embates em torno de invasão de territórios indígenas e mesmo abusos na exploração comercial de reservas florestais, como a venda de mogno pelos índios. Outra questão que vai render muita discussão é a sobreposição de terras indígenas e áreas de proteção ambiental. Regiões antes protegidas passaram a abrigar reservas dos índios. "Lugar que deve ser conservado não pode ter gente morando", destaca a coordenadora-geral de biodiversidade do ISA, Nurit Bensusan. "Vai ser preciso muito diálogo para resolver essa questão."
Ameaças a ser vencidas
Nem todos os índios brasileiros conseguem ter uma qualidade de vida parecida com a dos que vivem nas reservas mais recentes da Amazônia. As estatísticas feitas por ONGs e órgãos do governo mostram que doze etnias ainda correm risco de sumir. Muitas enfrentam dificuldades, como reservas com áreas exíguas ou fragmentadas, a exemplo dos guaranis

Opine pela inteligência  ( "PLANTE UMA ÁRVORE NATIVA")

FONTE: Portal Ache Tudo e Região

Nenhum comentário: