domingo, 18 de novembro de 2012

METEORITO DE 300 QUILOS É ENCONTRADO NA POLÔNIA ( Espaço )

31/10/2012 - 21:42

Espaço

Meteorito de 300 quilos é encontrado na Polônia

Segundo os cientistas poloneses que participaram da descoberta, o meteorito caiu na Terra há 5.000 anos e é composto de ferro, como o núcleo da Terra

Jornalistas tiram fotos do maior meteorito já encontrado na Polônia, pesando cerca de 300 quilos, em Poznan.
Jornalistas tiram fotos do maior meteorito já encontrado na Polônia, pesando cerca de 300 quilos, em Poznan. (Jakub Kaczmarczyk/AFP)
Geólogos poloneses confirmaram a descoberta do maior meteorito já encontrado no Leste Europeu. Os cientistas que examinam o meteorito na Universidade de Poznan acreditam que ele tenha caído sobre a Terra há 5.000 anos e seja composto principalmente de ferro, com rastros de níquel. Eles esperam que a descoberta ajude a entender a composição do núcleo terrestre.
"Sabemos que o núcleo terrestre é composto por ferro, mas não podemos estudá-lo. Aqui temos um 'convidado' do espaço exterior que é similar em sua estrutura e podemos examiná-lo facilmente", disse o professor Andrzej Miszynski à imprensa em Poznan, no oeste da Polônia, onde a descoberta foi anunciada, nesta quarta-feira.
Segundo Mizynski, o exame do meteorito pode ampliar nossos conhecimentos sobre a origem do Universo. "Trata-se da descoberta mais importante deste tipo nesta parte da Europa", disse.
Dois caçadores de meteoritos, usando um detector eletromagnético, encontraram o objeto de 300 quilos, em forma de cone, no final de setembro, em Morasko, ao norte da cidade de Poznan, região onde, até agora, já foram descobertos cerca de 1.500 quilos de meteoritos.

FONTE: Revista Veja.com/Ciência

Nenhum comentário: