terça-feira, 6 de novembro de 2012

INVERNO 2013: EM QUEM ACREDITAR ? ( Meteorologia )

Inverno 2013: Em quem acreditar?


Em razão da seca que assola o nordeste brasileiro mal termina o mês de outubro que já surgem às expectativas quanto ao inverno do ano seguinte. No caso específico da nossa região essa resposta tem que ser positiva, pois um cenário negativo quanto ao inverno de 2013 causará danos incalculáveis e em todos os sentidos da palavra.  
No caso do Rio Grande do Norte sempre observamos as previsões da  Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), que é vinculada à Secretaria de Agricultura, da Pecuária e da Pesca – SAPE e tem como um de seus objetivos programar e desenvolver pesquisas referentes à agropecuária, meteorologia, agroecologia e a outras modalidades compreendidas na área de atuação da Secretaria de Agricultura e Pecuária.

Vejamos algumas pesquisas meteorológicas formuladas pela EMPARN quanto a previsão de inverno para o ano de 2012:

1 - TRIBUNA DO NORTE: Previsão é de bom inverno para o interior em 2012. Os agricultores potiguares podem renovar as esperanças de boa safra para os próximos meses. O primeiro trimestre de 2012 promete ser chuvoso em boa parte do Rio Grande do Norte. A previsão é dos meteorologistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado (EMPARN) apresentada na Reunião de Análise e Previsão Climática para o setor Norte do Nordeste do Brasil ocorrida nos dias 15 e 16 deste mês, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Publicação: 21 de Dezembro de 2011.

2 - TRIBUNA DO NORTE: Atuação de La Niña favorece inverno no sertão nordestino. O homem do campo pode renovar a fé em um ano de bom inverno e boa safra. O prognóstico inicial da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) aponta para um 2012 de chuvas normal a acima da média, ou seja, para a região do Semiárido potiguar a estimativa é de que os pluviômetros marquem entre 600 a 700 mililitros e, para a região do Alto Oeste potiguar, a marca pode atingir 750 mililitros” Publicado aos 12 de janeiro de 2012.

3 - Meteorologistas da EMPARN se reúnem com a Defesa Civil. O Setor de Meteorologia da EMPARN recebeu na manhã desta quarta-feira (02) a visita de Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte que atuam na Coordenadoria de Defesa Civil do Estado. Na pauta, a estiagem que atinge o RN e preocupa os habitantes dos municípios que têm sua economia voltada para a agropecuária. INVERNO 2013. Outro assunto abordado durante a reunião entre o Setor de Meteorologia da EMPARN e a Defesa Civil foi a previsão para o inverno de 2013. Mesmo alegando antecipação, Gilmar Bristot não foi otimista: "Essa condição no Estado, que hoje é permanente de seca, deve prevalecer em 2013". Fonte: http://www.emparn.rn.gov.br/ publicado aos 02/05/2012.

Como os técnicos da EMPARN andam batendo cabeça decidi escutar as velhas “experiências” do povo que vive no semiárido. E as informações são até positivas. Segundo informações de um amigo da cidade de Luis Gomes/RN, assolada pela falta d’água, reside um sertanejo que todos os anos observa o comportamento das formigas. Segundo o profeta nordestino em 2013 terá um bom inverno, pois numa determinada colônia (formigueiro) as formigas estão em incessante atividade e quando este fenômeno ocorre, nessa específica colônia, no ano seguinte o inverno é promissor.

Pois bem! Depois das previsões vergonhosas da EMPARN e a falta de inverno em 2012 eu estou atirando para todo lado. Atualmente para todo canto que vou lhes garanto que um formigueiro não passa despercebido a minha vista e já advirto: Que tiver sua imagem de São José que a guarde bem. Bom inverno a todos!!!
 
FONTE: Blog Rafael Fernandes RN- Nossa Vida, Nossa História.

Um comentário:

Anônimo disse...

A natureza sempre dar os seus sinais. Acredito neles