segunda-feira, 19 de novembro de 2012

DESCOBERTO O MAIS ANTIGO ENTERRO REAL MAIA NA MESOAMÉRICA ( Descobertas Arqueológicas Recentes )

26/10/2012 - 19:24

Arqueologia

Descoberto o mais antigo enterro real maia na Mesoamérica

Figura de abutre encontrada entre artefatos na Guatemala indica que a tumba teria sido feita para um governante ou importante líder religioso

Contas de jade encontradas na tumba real
Peças de jade encontradas na tumba real na Guatemala (AFP)
Arqueólogos guatemaltecos anunciaram nesta quinta-feira a descoberta de uma tumba real maia que pode ser a mais antiga da Mesoamérica (região que engloba o sul do México e os territórios da Guatemala, El Salvador, Belize e algumas partes da Nicarágua, Honduras e Costa Rica). No parque arqueológico Tak'alik Ab'aj, a cerca de 200 quilômetros da capital do país, Cidade da Guatemala, foram encontrados adereços -- como braceletes e colares -- e peças em miniatura de jade azul que teriam pertencido a um governante ou líder religioso dos primeiros anos da civilização maia. De acordo com o arqueólogo Miguel Orrego, do Instituto de Antropologia e Historia de Guatemala, a tumba data de 700 a 400 antes de Cristo.
Entre os objetos de jade, foi encontrado um colar no qual estava retratada uma figura humana com cabeça de abutre. Em razão disso, o governante recebeu o nome de K’utz Chaman, que em maia quer dizer “avô abutre”. O colar com a figura de abutre indica que a pessoa enterrada era um ajaw, um governante, porque o símbolo representava poder e status econômico e era entregue a anciãos respeitados. Não havia ossos no local, os quais provavelmente se desintegraram ao longo dos séculos. Os arqueólogos calcularam a data por exames de radiocarbono.
"Este enterro se situa no amanhecer da era maia, razão pela qual pode ser considerado o mais antigo enterro real com um enxoval tão sofisticado encontrado na Mesoamérica", afirmou Christa Schieber, também antropóloga do Instituto de Antropologia e História da Guatemala.
A costa sul guatemalteca foi habitada a princípio por olmecas, cultura que entrou em declínio por volta de 400 a.C, quando os maias estavam começando se desenvolver.  
Pelo período em que viveu, o "avô abutre" pode ter sido “uma ponte entre as duas culturas”, de acordo com Orrego. Isso porque ele pode ter sido o primeiro a introduzir elementos característicos da cultura maia, como a construção de pirâmides e a representação de famílias reais. 
Os maias chegaram a dominar uma área da América Central que englobava os atuais territórios de Honduras ao centro do México entre 250 e 800 depois de Cristo.

Local da descoberta

Parque arqueológico Tak'alik Ab'aj, a cerca de 200 quilômetros da Cidade da Guatemala
(Com Agence France-Presse)

FONTE: Revista Veja.com/Ciência

Nenhum comentário: