quinta-feira, 1 de novembro de 2012

ÁRVORE EVOLUTIVA REÚNE TODAS AS AVES DO MUNDO ( Artigo Científico )


01/11/2012 - 05h13

Árvore evolutiva reúne todas as aves do mundo

DE SÃO PAULO

O mundo abriga 9.993 espécies conhecidas de aves e, pela primeira vez, todas elas foram reunidas numa única e portentosa "árvore genealógica" por uma equipe internacional de cientistas, cujo objetivo é desvendar os padrões que guiaram a evolução desses animais.
O estudo, publicado no site da revista científica "Nature", combinou dados de DNA com análises mais tradicionais, que levam em conta a anatomia dos bichos, para traçar a árvore evolutiva das espécies de aves.
Walter Jetz/Divulgação
Um calau-de-crista branca, ave dos trópicos africanos
Um calau-de-crista branca, ave dos trópicos africanos
Segundo a equipe, liderada por Walter Jetz, da Universidade Yale (EUA), os dados mostram que a diversificação dos ancestrais das aves de hoje explodiu inicialmente há cerca de 50 milhões de anos.
A partir daí, uma série de "invenções" evolutivas --como as adaptações características dos beija-flores e dos papagaios, por exemplo-- facilitaram o surgimento de linhas muito diversificadas, algumas "apenas" 5 milhões de anos atrás.
Os cientistas verificaram também que os grupos de aves que viviam em locais sujeitos a surtos constantes de mudança climática ou em ilhas tendiam a passar por mais episódios de formação de novas espécies. As regiões do planeta campeãs nesses processos são as Américas do Norte e do Sul e certas regiões da Ásia.

FONTE: Folha.com/Ciência

Nenhum comentário: