sexta-feira, 23 de novembro de 2012

ARQUEÓLOGOS ENCONTRAM ESTÁTUA DE FARAÓ DE MAIS DE 03 MIL ANOS NO EGITO ( Descobertas Arqueológicas Recentes )


ARQUEOLOGIA - 21/11/2012 17h06 - Atualizado em 21/11/2012 17h30

Arqueólogos encontram estátua de faraó de mais de 3 mil anos no Egito

A peça arqueológica tem altura de 1,25 metros e foi esculpida em rocha cinza durante o Império Novo

REDAÇÃO ÉPOCA COM AGÊNCIA EFE
|
|
A foto da foi fornecida pelo Ministério de Antiguidades egípcio (Foto: EFE)
Uma equipe de arqueólogos franceses descobriu na cidade de Luxor, no sul do Egito, uma estátua que representa um faraó do Império Novo, período entre os anos 1539 a.C e 1075 a.C. A peça arqueológica, que tem altura de 1,25 metros e está esculpida em rocha cinza, foi encontrada durante escavações no templo Montu.
Em comunicado, o ministro de Estado de Antiguidades do Egito, Mohammed Ibrahim, afirmou que a estátua representa um rei vestido com a tradicional saia faraônica, sendo que seus detalhes artísticos e o estilo da peça indicam que a peça foi esculpida no Império Novo, ou seja, há pelo menos 3 mil anos.

Após a descoberta, o responsável egípcio ordenou a transferência da antiguidade ao armazém de um museu para restaurá-la. Somente tronco e membros superiores foram encontrados, por isso, Ibrahim também pediu que a equipe continuasse as escavações no templo, na tentativa de descobrir a cabeça e extremidades inferiores da estátua.
O santuário de culto a Montu começou a ser construído no Império Médio (1975-1640 a.C.) e foi ampliado durante as consecutivas dinastias faraônicas até a época grega (332-30 a.C).

FONTE: Revista Època/Ciência e Tecnologia

Nenhum comentário: