sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A IMPORTÃNCIA DO LEITE DE CABRA NO SERTÃO NORDESTINO ( Alternativas/Nordeste Brasileiro )

O leite de cabra no Sertão


 Caprinos em aprisco
 Caprinos na caatinga verde

Caprinos na caatinga seca
Ordenha de uma cabra

As fotos

Nestas fotografias podemos ver um rebanho de caprinos em um aprisco, na caatinga e a ordenha de uma cabra na caatinga. As fotografias foram obtidas no município de Petrolina, PE.

Os fatos

No Sertão do Nordeste a criação de caprinos é uma das principais atividades dos pequenos agricultores. De modo geral, cada família tem um pequeno rebanho para garantir sua renda durante todo o ano. Além da venda para consumo da carne, os agricultores vende a pele dos caprinos e utilizam o leite para consumo e produção de queijos. A região semiárida do Nordeste detém 94% do rebanho de 13 milhões de cabeças de caprinos do Brasil. Sendo do estado da Bahia o maior rebanho. Embora esse rebanho já apresente um percentual significativo de animais com melhoramento genético, a maior parte dos rebanhos é constituída por animais SRD (Sem Raça Definida) onde se percebe a predominância de sistemas de criação caracterizados por baixos  índices zootécnicos. O destino da maior parte do rebanho nordestino é o abate para consumo da carne, contudo, em algumas comunidades a produção de leite é uma atividade geradora de renda, principalmente com a produção de queijos artesanais. Uma das vantagens comparativas do leite de cabra da caatinga é a vegetação consumida pelos animais.  Assim, mesmo no momento de seca que ocorre na região semiárida do Nordeste, algumas famílias ainda conseguem obter leite de cabra.

FONTE: Blog Fatos e Fotos da Caatinga

Um comentário:

Anônimo disse...

Dois amigos adquirirão uma areia na caatinga.Um criar gado e ou outro caprino.O primeiro,foi brigar com o ibam para poder derrubar,depois pagou para derrubar,para goivar,para tira para a madeira para fazer a cerca,pagou pra quemar,comprou a cemente de capim,pagou para jogar a cemente,comprou o arame e o grampo,pagou para fazer a cerca.Depois de jogar a cemente dependendo da chuva,vai levar 2 anos para poder por o gado na manga.Em quanto isso e fiz a cerca e aproveite muito as arvores servindo de estacas e morões e ai joguei as cabras pra dentro;quanto ele estava gastando eu esta usando a area.