segunda-feira, 15 de outubro de 2012

PARAQUEDISTA ROMPE A BARREIRA DO SOM EM QUEDA LIVRE AO SALTAR DA ESTRATOSFERA ( " Comportamento Humano )

14/10/2012 - 22h04

Paraquedista rompe a barreira do som em queda livre ao saltar da estratosfera

DE SÃO PAULO
O austríaco Felix Baumgartner se tornou ontem o primeiro humano a quebrar a barreira do som em queda livre, em um salto realizado a partir da estratosfera.
No que se tornou o mais veloz evento desse tipo, o paraquedista atingiu o máximo de 1.342 km/h nos 4 minutos e 20 segundos antes da abertura do paraquedas.
A confirmação do recorde foi feita por Brian Utley, da Federação Internacional dos Esportes Aéreos, pouco após o histórico salto.

Austríaco salta da estratosfera

Ross Franklin/Associated Press
 
Felix Baumgartner(esq.) comemora com Art Thompson, diretor técnico da missão, após salto de 38,6 km
Baumgartner, 43, saltou de aproximadamente 39 quilômetros de altura e aterrissou em segurança no deserto do Novo México, nos EUA.
A velocidade do som depende da temperatura e do ar. Para quebrá-la na altitude do salto, o austríaco precisava superar 1.110 km/h.
Mais de 8 milhões de pessoas acompanharam a aventura ao vivo pelo YouTube e redes de televisão transmitiram o momento da chegada.
Nas redes sociais, o paraquedista foi amplamente chamado de "herói". A Red Bull, que patrocinou a empreitada, criou um site para acompanhar todos os detalhes (www.redbullstratos.com).
A empresa montou uma verdadeira operação midiática em torno do salto. Ao todo, o evento foi monitorado por 35 câmeras, espalhadas pelo balão, no solo e até no equipamento usado em pleno voo.
Devido à altitude e à baixa pressão, Baumgartner poderia ter diversas complicações de saúde, incluindo a evaporação de seu sangue e uma severa hipotermia.
"O momento mais emocionando foi quando estava na borda, prestes a saltar", disse o paraquedista em entrevista coletiva após a chegada.
Para driblar os contratempos, ele usou uma roupa especial --que alguns dizem ser mais avançada do que a dos astronautas da Nasa.
A aventura protagonizada pelo austríaco estabeleceu vários novos recordes. Foi o salto mais alto já registrado, quebrando a marca anterior que durava mais de 50 anos.
O salto do austríaco foi realizado a uma altura mais de dez vezes maior que os 3.600 metros de altitude média dos saltos convencionais.
Para conseguir pular dessa altura, Baumgartner saltou de um cápsula, carregada por um balão de hélio. Foi também o voo tripulado mais alto desse aparato.
ESTRATOSFÉRICO
A estratosfera é a segunda camada da atmosfera, e sua posição varia em geral até 50 km de altura. Saltos de paraquedas nesta altitude podem ser fatais se não houver o equipamento e a proteção adequadas.
Baumgartner, que é balonista, piloto de helicóptero e paraquedista profissional, treinou por cinco anos para se preparar para a missão.
Antes do salto de ontem, ele realizou outros mais baixos, mas também estratosféricos, para preparar seu corpo: 29,6 km em julho e 21,8 km em março.
O salto para valer deveria ter acontecido na última terça-feira, mas ventos fortes impediram a tentativa.
Coincidentemente, o salto acabou acontecendo no aniversário de 65 anos do voo do americano Chuck Yeager, o primeiro homem a quebrar a barreira do som em um avião.
Com informações da Associated Press 

FONTE: Folha.com/Ciência

Editoria de arte/Folhapress

Nenhum comentário: