sexta-feira, 19 de outubro de 2012

LUA FOI FORMADA COM MATÉRIA-PRIMA DA TERRA, DIZ ESTUDO ( Artigo Científico )


18/10/2012 - 11h30

Lua foi formada com matéria-prima da Terra, diz estudo

DA REUTERS

Uma nova teoria proposta por cientistas de Harvard sugere que a Lua é uma parte da Terra que se separou depois de uma colisão gigante com outro corpo celeste.
Muhammad Hamed/Reuters
Lua cheia no céu da Jordânia em 31 de julho de 2012
Lua cheia no céu da Jordânia em 31 de julho de 2012
Em um estudo publicado nesta quarta (17) na revista "Science", Sarah Stewart e Matija Cuk afirmam que essa teoria explica por que a Terra e a Lua têm composição e propriedades químicas similares.
A Terra estava girando muito mais rápido do que hoje quando a Lua se formou. O dia durava apenas de duas a três horas, afirmam eles.
Com a Terra girando tão rápido, um impacto grande pode ter lançado material suficiente da Terra para formar o satélite, segundo explicam os cientistas no sitehttp://www.fas.harvard.edu/~planets/sstewart/Moon.html .
Segundo essa nova teoria, a Terra depois chegou ao seu ritmo atual de rotação por meio de interações gravitacionais entre a sua órbita ao redor do Sol e a órbita da Lua ao redor da Terra.
Os cientistas destacam que a proposta deles difere da teoria mais aceita hoje, que diz que a Lua foi criada a partir de material vindo de um corpo gigante que colidiu com a Terra.

FONTE: Folha.com/Ciência

Nenhum comentário: