domingo, 7 de outubro de 2012

GOOGLE STREET VIEW ENCONTRA OVNI NOS ESTADOS UNIDOS ( Ufologia )


01/10/2012 - 21:17


Física

Google Street View encontra 'OVNI' nos Estados Unidos

Objeto cor-de-rosa sobrevoando os céus americanos foi captado no Texas e no Novo México. Imagem pode ser explicada por ilusão de ótica, diz físico da USP

OVNI nave espacial Texas
Em Jacksonville, no Texas, objeto voador cruza os céus e é flagrado pelo Google (Google)
Antes de visitar um parente em Jacksonville, no estado americano do Texas, Andrea Dove resolveu conferir a estrada que deveria tomar no mapa do Google Street View. Para seu espanto, ela deu de cara com um objeto voador não identificado. O OVNI ficou registrado no link do Google: é uma mancha cor-de-rosa com o inconfundível contorno de pires, com o formato parecido ao dos discos-voadores retratados em filmes dos anos 50.
A 'invasão extraterrestre' não se restringiu a Jacksonville. A 1.600 quilômetros dali, em Acoma Pueblo, Novo México, o Google Street View registrou um OVNI da mesma cor e formato. Para vê-lo, é só digitar no Google Street View: "Sky City Casino Hotel".
Ilusão de ótica — O site de VEJA enviou as imagens ao físico do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP) Cláudio Furukawa. De acordo com ele, a aparição das duas naves pode ser explicada como um caso de ilusão de ótica. 
Um dos fenômenos que poderia ter causado a imagem, por exemplo, é chamado de refração. Isso ocorre porque a luz se propaga de maneira diferente a depender do meio – no vácuo, na água ou mesmo no vidro da lente de uma câmera fotográfica. Dessa forma, as ondas de luz que formam as cores têm suas direções de propagação alteradas, o que poderia ter causado a ilusão.  
Mas por que esse efeito não seria percebido em qualquer fotografia do dia-a-dia? Furukawa explica que a refração é maior de acordo com a quantidade de luz emitida. E, nas duas imagens, o suposto OVNI surge ao lado de um escaldante Sol do Sul dos Estados Unidos. "Não só isso: com essa luminosidade, uma pequena gota de água ou sujeirinha na lente pode ter virado uma fonte de luz e criado a ilusão", diz o professor.     
Fome interestelar? — O site da rede de tevê dos Estados Unidos ABC descobriu algo em comum nas duas imagens. Em ambas, há uma lanchonete do McDonald’s não muito distante do ponto onde aparecem os OVNIS.

FONTE: Revista Veja;Ciência

Nenhum comentário: