domingo, 14 de outubro de 2012

CULTO AO MARFIM ( " Religião"/Meio Ambiente ) " PARTE V " ( Milhares de elefantes morrem a cada ano para que suas presas sejam transformadas em objetos religiosos. É possível acabar com essa matança? )

CULTO AO MARFIM

Milhares de elefantes morrem a cada ano para que suas presas sejam transformadas em objetos religiosos. É possível acabar com essa matança?


Foto: Brent Stirton
Colecionador de imagens religiosas de marfim nas Filipinas
A casa de um colecionador filipino está repleta de imagens religiosas de marfim. "Não vejo o elefante", comenta outro colecionador do país asiático. "Vejo apenas o Nosso Senhor"
O experimento japonês
Em 1989, no fim de uma década que viu o abate de pelo menos um elefante a cada dez minutos, o Quênia incinerou suas 12 toneladas de presas estocadas e a Cites anunciou a proibição global do comércio, que começou no ano seguinte. Nem todos os países concordaram. Zimbábue, Botsuana, Namíbia, Zâmbia e Malaui adotaram o regime de exceções, isentando-os da proibição, com base no fato de que suas populações de elefantes eram saudáveis o bastante para permitir o abate. Em 1997, a Cites realizou sua principal reunião em Harare, no Zimbábue. Na ocasião, o presidente Robert Mugabe afirmou que os elefantes ocupavam muito espaço e consumiam água demais – e que um modo de compensar isso seria o aproveitamento de suas presas. As autoridades do Zimbábue, de Botsuana e da Namíbia fizeram então uma proposta à Cites: elas acatariam a proibição do comércio desde que lhes fosse permitido vender presas de elefantes mortos legalmente ou de causas naturais.
A Cites tomou então uma decisão conciliatória autorizando uma única “venda experimental” dos três países para apenas um comprador, o Japão. Em 1999, o Japão adquiriu 50 toneladas de marfim por 5 milhões de dólares. Em seguida, ele declarou que queria mais, e logo a China se interessou por essa forma legal de obter marfim. Antes de permitir outras vendas, a Cites quis saber dos resultados do experimento japonês: a venda havia aumentado as atividades criminosas? Houve acréscimo no abate ilegal de elefantes? Para tanto, foram criados dois programas, um para avaliar o número de animais mortos e outro para medir o contrabando de marfim.
Embora seja fácil matar elefantes (nos últimos tempos, caçadores ilegais no Quênia e na Tanzânia passaram a usar melões envenenados), o mesmo não vale para a localização dos cadáveres, e por isso a Cites levou anos para pôr em prática um programa de contagem das mortes. Os funcionários da Cites recusam-se a divulgar uma estimativa oficial dos elefantes mortos a cada ano, pois temem que, seja qual for o número, baseado em estimativas da população em 2007 e em dados restritos sobre mortes ilegais em 2012, ele acabará “se consolidando como verdade absoluta perante a opinião mundial”. Mesmo assim, segundo Kenneth Burnham, estatístico da Cites que monitora a matança ilegal, é “bem provável” que os caçadores tenham abatido pelo menos 25 mil elefantes africanos em 2011. O número real pode até ser o dobro disso. Ao mesmo tempo, no ano passado estima-se que 31,5 toneladas de marfim ilegal tenham sido apreendidas em todo o mundo. Usando uma regra prática da Interpol, segundo a qual as apreensões equivalem a 10% do tráfico efetivo, e supondo que cada elefante tenha 10 quilos de presas, obtém-se um resultado equivalente a 31 500 elefantes mortos. “O importante”, diz Iain Douglas-Hamilton, da organização Save the Elephants, “é que dezenas de milhares de elefantes foram abatidos em 2011. E que esses números estão aumentando de forma dramática.”
Não é nada fácil, também, quantificar o tráfico ilegal. Os contrabandistas não divulgam relatórios de vendas. O aumento das apreensões em um ano pode significar crescimento no contrabando ou ainda atividade policial mais eficiente – ou ambas as coisas. A diminuição das apreensões pode acenar uma melhora na situação, mas também aumento nas práticas de corrupção. Os grandes contrabandistas estão infiltrados nos órgãos locais de proteção à fauna silvestre, nas alfândegas e nas empresas de carga e transporte que lhes permitem movimentar carregamentos de várias toneladas de um país a outro. Pior ainda, um sistema baseado em apreensões recompensa os países que confiscam carregamentos de marfim quando, na verdade, o que deveriam fazer é seguir as presas contrabandeadas por toda a cadeia de compradores até os chefes das operações ilegais. É por isso que os bons investigadores consideram as apreensões pouco produtivas.
Para estimar as coleções de marfim, a Cites associou-se à Traffic, uma organização que monitora o tráfico global de fauna silvestre. Mas o fato é que a Traffic não pode ser considerada uma auditoria independente. Ela é subsidiária do WWF e da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), as quais, como tantas outras ONGs, mantêm projetos de pesquisa e escritórios em países em que ocorre tráfico de marfim, o que prejudica muito a capacidade da Traffic de atuar com isenção. Um exemplo é o novo programa de monitoramento de apreensões de marfim, o Sistema de Informação sobre o Comércio de Elefantes (Etis, na sigla em inglês), baseado no Zimbábue, o principal país africano favorável a esse comércio.
Desde o princípio, a Traffic anunciou que o banco de dados do Etis remontava até a proibição em 1989, mas o fato é que só a partir de 1998 os países começaram a fornecer ao Etis informações sobre as apreensões. Durante uma década, seus dados vieram de levantamentos aleatórios feitos pela Traffic, que contava com escassas informações das apreensões em países cruciais, como o Japão (20 casos em uma década), a Tailândia (21 casos), as Filipinas (5) e a China (2). Governos raras vezes se deram ao trabalho de relatar suas apreensões ao Etis. Por isso, no momento de avaliar o experimento japonês, o banco de dados da Traffic apresentava um viés em termos de casos originários dos Estados Unidos e da União Europeia (mais de 60%), em detrimento da região mais relevante, a Ásia (menos de 10%). Em suma, o Etis não dispunha de dados suficientes para avaliar os efeitos da venda ao Japão.
A Cites poderia ter optado por uma abordagem mais abrangente do experimento, mesclando relatórios de ONGs internacionais, cujos investigadores infiltrados constataram aumento no tráfico após a venda ao Japão, com os dados da Traffic, cujas estatísticas do Etis não mostram nenhuma correlação evidente entre a venda e as apreensões. Poderia ainda ter reconhecido as limitações do Etis, cujo parâmetro, as apreensões, está sob controle nos países avaliados. E, como a Cites também teve problemas para medir a caça ilegal de elefante, ele poderia ter considerado o experimento japonês inconclusivo – ou um fracasso.
A China o avaliou dessa forma. Em um relatório de 2002, as autoridades chinesas alertaram a Cites de que a principal explicação para o agravamento do problema do contrabando de marfim no país era exatamente o experimento japonês: “Muitos chineses entenderam mal a decisão e acreditam que o comércio internacional foi retomado”. Os consumidores chineses ficaram com a impressão de que não havia mais nenhum problema em adquirir objetos de marfim.

FONTE: Revista National Geographic Brasil

Nenhum comentário: