quarta-feira, 10 de outubro de 2012

CULTO AO MARFIM ( "RELIGIÃO"/MEIO AMBIENTE ) Milhares de elefantes morrem a cada ano para que suas presas sejam transformadas em objetos religiosos. É possível acabar com essa matança?

Outubro de 2012/Edição 151 28/09/2012

Culto ao marfim

Milhares de elefantes morrem a cada ano para que suas presas sejam transformadas em objetos religiosos. É possível acabar com essa matança?

por Bryan Christy Fonte: NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL
Em janeiro deste ano, uma centena de cavaleiros irrompeu pela fronteira do Chade, invadiu o Parque Nacional Bouba Ndjidah, em Camarões, e massacrou centenas de elefantes, em uma das piores matanças isoladas desde que, em 1989, foi implementada a proibição mundial do comércio de marfim. Empunhando fuzis AK-47 e lançadores de granada, eles aniquilaram os elefantes com uma precisão militar que lembrou outra carnificina ocorrida em 2006 perto do Parque Nacional Zakouma, no Chade. Encerrado o ataque, alguns fizeram uma pausa a fim de orar a Alá. As carcaças dos animais são um monumento à cobiça humana; a caça de elefante alcançou os piores níveis em uma década, e as apreensões de marfim ilegal são as maiores nos últimos anos. Vistos do céu, os cadáveres formam um cenário medonho. É possível notar quais animais tentaram fugir e quais mães morreram ao proteger seus filhotes.
A conexão filipina
Em uma igreja lotada, o monsenhor Cristobal Garcia, um conhecido colecionador de peças de marfim nas Filipinas, preside a um ritual inusitado em torno de uma das mais importantes imagens religiosas do país, o Santo Niño de Cebu (o Menino Jesus de Cebu). A cerimônia, por ele realizada todos os anos em Cebu, é conhecida como Hubo, que, em cebuano, significa “desvestir”. Diversos coroinhas unem-se para despir uma estatueta de madeira de Cristo vestido como rei, a réplica de um ícone que, acreditam os fiéis, foi levado à ilha por Fernão de Magalhães, em 1521. Eles retiram a coroa, a túnica vermelha e as minúsculas botas, assim como as roupas de baixo sobrepostas. Em seguida, o monsenhor apanha a estatueta, oculta pelos coroinhas com uma toalhinha branca, e a mergulha em barris com água, criando assim o estoque anual de água benta da paróquia, que depois será comercializado em garrafinhas.
Garcia é um homem corpulento, com a pálpebra esquerda caída e problema nos joelhos. Em meados da década de 1980, era padre na igreja quando foi acusado de abusar de um adolescente. Afastado das funções, retornou às Filipinas, foi promovido a monsenhor e tornou-se o responsável pela Comissão Arquidiocesana de Liturgia. Com isso, tornou-se chefe do protocolo da maior arquidiocese católica no país, um rebanho de 4 milhões de fiéis em um país que conta com 75 milhões de católicos – a terceira maior congregação dessa fé no mundo. O monsenhor é conhecido fora de Cebu. Em 1990, o papa João Paulo II abençoou o Santo Niño por ocasião de uma visita do prelado a Castel Gandolfo, a residência de verão do pontífice.
Para alguns filipinos, o Santo Niño de Cebu é o próprio Cristo. No século 16, os espanhóis consideraram milagrosa a imagem, e a usaram para converter a população local, fazendo da estatueta de madeira, hoje guardada em uma vitrine à prova de bala na Basílica Minore del Santo Niño, em Cebu, o próprio fundamento do catolicismo filipino. “Todo filipino, mesmo os sem-teto, tem uma imagem do Santo Niño”, afirma o padre Vicente Lina Jr., que prefere ser chamado de “padre Jay” e é diretor do Museu Diocesano de Malolos.
Todo mês de janeiro, 2 milhões de fiéis afluem a Cebu para participar da procissão encabeçada pelo Santo Niño. A maioria leva estatuetas, e muitos acreditam que a devoção investida em seus ícones vai se refletir nas bênçãos que podem receber. Por esse motivo, para alguns, não basta a estatueta feita de fibra de vidro ou de madeira; o ideal é que ela seja de marfim de elefante.
Avanço com a multidão durante a missa celebrada por Garcia, mas, no momento de comungar, me ajoelho em vez de permanecer em pé diante do sacerdote. “O corpo de Cristo”, entoa Garcia. “Amém”, respondo e abro a boca.
Depois da missa, conto a Garcia que sou de national geographic, e marcamos um encontro para ele falar sobre o Santo Niño. A antessala de seu gabinete é um minimuseu, repleto de grandes estátuas religiosas com cabeça e mãos de marfim. Em geral, os filipinos possuem dois tipos de santo: ou imagens ou então estatuetas sólidas de madeira cujas mãos e cabeça, às vezes em tamanho natural, são de marfim. Garcia é o principal dentre proeminentes colecionadores que, durante a Festa do Santo Niño, cedem suas peças para exposições nos melhores shoppings e hotéis de Cebu. Certa vez, reunidos para discutir a formalização oficial do grupo, um dos membros, advogado, exclamou, referindo-se à remuneração para a tramitação do processo: “Meus honorários vocês podem pagar em marfim”.
Digo a Garcia que gostaria de comprar um Santo Niño de marfim em tradicional postura adormecida. “Desse modo”, explico, encostando o dedo indicador em meu lábio inferior. Garcia imita o gesto. “Ah, no estilo dormido”, comenta, com aprovação. Meu objetivo ao entrar em contato com Garcia é entender como funciona o comércio de marfim nas Filipinas e talvez conseguir uma pista sobre quem está por trás das 4,9 toneladas de marfim apreendidas pelos agentes aduaneiros de Manila em 2009, das 7 toneladas ali confiscadas em 2005 e das 5,5 toneladas apreendidas em Taiwan em 2006 e que se destinavam às Filipinas. Supondo uma média de 10 quilos de marfim por elefante, tais apreensões representam nada menos que 1 745 elefantes mortos. De acordo com a Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção (Cites, na sigla em inglês), as Filipinas não passam de um ponto de escala para o marfim com destino à China. Mas a Cites dispõe de recursos limitados. E sua avaliação do tráfico nas Filipinas não confere com o que Jose Yuchongco, chefe da polícia aduaneira, declarou a um jornal de Manila pouco depois de realizar uma apreensão em 2009: “As Filipinas são um destino privilegiado do contrabando de presas de elefante, talvez devido à predileção dos católicos do país por imagens de santos feitas de marfim”. Em Cebu, o elo entre marfim e Igreja é tão forte que a palavra que designa “marfim”, garing, também significa “estátua religiosa”.
O submundo católico-islâmico
“Marfim, marfim, marfim”, diz a vendedora na Galeria Savelli, uma loja instalada na praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano, em Roma. “Você não esperava ver tantas peças desse material. Dá para notar por sua expressão.” Há pouco tempo, o Vaticano mostrou-se empenhado em confrontar o tráfico de drogas, o terrorismo e o crime organizado. Contudo, por não ser signatário do tratado da Cites, o Estado pontifício não está sujeito à proibição do comércio. Se eu quiser um crucifixo de marfim, diz a vendedora, a própria loja se encarrega de que seja abençoado por um padre do Vaticano, antes de enviá-lo a mim.
Embora o mundo tenha encontrado substitutos para todas as utilidades práticas do marfim – bolas de bilhar, teclas de piano, cabo de escova –, seu uso religioso continua preservado, e persiste seu papel de símbolo político. Em 2011, o presidente do Líbano, Michel Sleiman, presenteou o papa Bento XVI com um turíbulo de marfim e ouro. Todos esses presentes foram mencionados na imprensa internacional. Até mesmo o presidente do Quênia, Daniel Arap Moi, inspirador da proibição mundial do comércio do marfim, certa vez ofereceu ao papa João Paulo II uma presa de elefante. Mais tarde, Moi faria um gesto incisivo, mandando incinerar 12 toneladas de marfim queniano, talvez o ato simbólico mais espetacular na história da conservação.
O padre Jay é curador da exposição anual sobre o Santo Niño, organizada pela arquidiocese para celebrar o que há de melhor nas coleções de seus paroquianos. Os mais de 200 artigos expostos estão rodeados por tantas flores frescas e embalados por tantas notas adocicadas de música religiosa que fico com a impressão de estar em um funeral. Os Santos Niños de marfim usam coroa dourada, joias e colares de cristal Swarovski. Seus olhos são pintados a mão em vidro importado da Alemanha. Os cílios, feitos de pelo de cabra. Os fios de ouro nas túnicas são legítimos, importados da Índia. Muitas vezes, os donos dessas estatuetas são famílias de recursos modestos. E os devotos costumam incluir as imagens de marfim nos testamentos. “Não acho que isso seja despropositado”, diz o padre Jay. “Considero mais como uma oferenda a Deus.”

FONTE: Revista National Geographic Brasil

Nenhum comentário: