quarta-feira, 26 de setembro de 2012

NOVAS REDES SOCIAIS MIRAM CATÓLICOS E MULÇUMANOS ( "Tecnologia Religiosa" )

25/09/2012 - 05h51

Novas redes sociais miram católicos e muçulmanos

YURI GONZAGA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Enquanto o Facebook se aproxima de seu primeiro bilhão de usuários, duas redes sociais surgem como alternativas religiosas: o site Salamworld, muçulmano, e a rede Aleteia, católica.
O Salamworld, baseado na Turquia, já funciona em fase de testes, apenas para convidados, e será aberto ao público em novembro. De olho na ampla população jovem dos países islâmicos, os criadores querem atrair 150 milhões de usuários dentro de três anos.
Reprodução
Imagem de divulgação do site Salamworld
Imagem de divulgação do site Salamworld
"Estamos quebrando o estereótipo conservador ao desenvolver uma rede global e inovadora, que dá à juventude muçulmana uma plataforma para levar seus projetos adiante", propagandeia Ahmed Azimov, 35, vice-presidente do site, em entrevista por e-mail à Folha.
Com escritórios também no Egito e na Rússia, a rede nascerá internacional: seu corpo diretor é composto por pessoas de 17 países diferentes, e o site tem versões em árabe, francês, inglês, malaio, persa, russo e turco.
Sobre os recentes conflitos no Oriente Médio, o executivo defende que o possível advento da rede não estimulará animosidades entre o mundo árabe e o Ocidente. Pelo contrário: "Seremos uma ponte entre os muçulmanos e a comunidade global que existe na web". Para evitar que conteúdo com haram (infrações à lei islâmica) seja difundido na rede, o site conta com um time de moderadores, por quem todo o conteúdo suspeito deve passar antes de ser aprovado ou rejeitado.
Há um mecanismo que reconhece pornografia e outras formas de conteúdo profano. O que não é pego por esse filtro automático fica disponível imediatamente na rede. O resto tem de passar pela análise humana.
"Somos um ambiente seguro para a família muçulmana, livre de abuso infantil, álcool, extremismo e terrorismo", diz Azimov. "Nas outras redes, ninguém garante que, em vez da figura do Mickey, seu filho verá algo sujo."
PORTAL CATÓLICO
Lançada na última quinta-feira após um ano de testes, a rede Aleteia ("a verdade" em grego) tem como proposta agregar conteúdo que sane as principais dúvidas em relação à religião católica.
Reprodução
Página inicial da Aleteia, rede social católica
Página inicial da Aleteia, rede social católica
"A ideia é que todo o conteúdo parta de uma pergunta de um usuário", diz o brasileiro Alexandre Ribeiro, 35, editor da versão lusófona do site, fundado na Itália e também disponível em árabe, espanhol, francês, inglês, italiano e português.
"Hoje, se você busca temas sobre a Igreja Católica no Google, encontra pouquíssimas referências. Queremos jogar lá para cima [da página de resultados] informações tratadas, confiáveis."
Por meio de parcerias, a Aleteia torna disponível conteúdo em vídeo, texto e imagens sobre tópicos como "quem foi Jesus Cristo" e "por quantas mortes a Igreja foi responsável durante a Inquisição espanhola".
No Brasil, os parceiros são a PUC (Pontifícia Universidade Católica), a rede Canção Nova e a Arquidiocese do Rio de Janeiro, entre outros -no mundo todo, são mais de mil.
Ribeiro, que não tem ligação formal com a Igreja, é um dos 37 funcionários da Aleteia. Segundo ele, o site deve ganhar, em breve, uma seção para debates entre usuários.

Editoria de arte/Folhapress
FONTE: Folha.com/Tecnologia





Nenhum comentário: