segunda-feira, 27 de agosto de 2012

SUL-COREANOS REINVIDICAM DESCOBERTA DO BARCO MAIS ANTIGO DO MUNDO ( Descobertas Arqueológicas Recentes )

27/08/2012 - 04h33

Sul-coreanos reivindicam descoberta do barco mais antigo do mundo

DA EFE, EM SEUL
Especialistas sul-coreanos identificaram supostos restos de uma embarcação de madeira cuja idade se estima em cerca de 8.000 anos, o que a transformaria na mais antiga descoberta até hoje, informou um instituto de pesquisa local.
Os restos deste barco de pesca e um remo de madeira, cuja fabricação dataria do começo da época neolítica (8.000-1.000 a.C.), foram encontrados entre os artefatos extraídos durante escavações de 2005, segundo o Instituto Samhan de Bens Culturais.
Até agora o fragmento da embarcação e o remo não tinham sido identificados porque "foram extraídos do local do achado como um pedaço inteiro de terra, ambos estavam muito corroídos e suas formas eram difíceis de reconhecer", explicou o diretor do Instituto, Kim Ku-geun, em entrevista à agência de notícias "Yonhap".
Os restos, localizados originalmente a cerca de dois metros sob o solo na cidade sul-coreana de Uljin, a 330 quilômetros ao sudeste de Seul, serão tratados e conservados por autoridades locais.
Para os especialistas sul-coreanos, se trata de uma descoberta revolucionária que ajuda a explicar uma parte da vida cotidiana e a economia da época neolítica e reflete os avançados conhecimentos de carpintaria que os habitantes da região possuíam há 8.000 anos, segundo a "Yonhap".
O suposto fragmento de barco, cujo material é a altamente duradoura madeira de cânfora, tem 64 centímetros de comprimento, 50 de largura e 2,3 de espessura, enquanto o remo de carvalho mede cerca de 170 centímetros de comprimento.
Arqueólogos da Coreia do Sul já reivindicaram em 2005 o descobrimento do barco mais antigo do mundo, um pesqueiro fabricado com troncos de pinheiro de uma idade também estimada em 8.000 anos. 

FONTE: Folha.com/Ciência

Nenhum comentário: