quarta-feira, 29 de agosto de 2012

RUSSOS ACHAM FÓSSIL DE MAMÍFERO CAVADOR DE 57 MILHÕES DE ANOS ( Achados Paleontológicos Recentes )

27/08/2012 - 20h34

Russos acham fóssil de mamífero cavador de 57 milhões de anos

REINALDO JOSÉ LOPES
EDITOR DE "CIÊNCIA+SAÚDE"

Atualizado às 20h44.
Pesquisadores da Academia Russa de Ciências e da Faculdade Kirksville de Medicina Osteopática (EUA) encontraram um esqueleto em bom estado de conservação de um misterioso mamífero que viveu há 57 milhões de anos, no Paleoceno, fase da história da Terra posterior à extinção dos dinossauros.

Peter Kondrashov/Divulgação
Pangolim moderno (acima) e mamífero fóssil (abaixo)
Pangolim moderno (acima) e mamífero fóssil (abaixo)
O animal, cujo nome científico é Ernanodon antelios, já era conhecido dos cientistas desde 1979, mas sua descrição foi feita a partir de fósseis de anatomia distorcida durante o processo de preservação, o que atrapalhava a análise de sua anatomia.
O novo exemplar, descrito em artigo na revista científica "Journal of Vertebrate Paleontology", vem do mesmo local (um sítio paleontológico na Mongólia), mas permitiu uma análise mais confiável do bicho.
Suas garras e patas da frente fortes, bem como sua dentição, chegaram a sugerir que se tratava de um parente extinto dos tatus (animais que hoje só existem nas Américas). No entanto, os pesquisadores, liderados por Peter Kondrashov, determinaram que se trata de um mamífero mais próximo dos pangolins -- estranhos mamíferos modernos cobertos por "escamas" duras, hoje existentes na África e na Ásia tropicais. 

FONTE: Folha.com/Ciência

Nenhum comentário: