quarta-feira, 25 de julho de 2012

SUTIÃ MEDIEVAL PODE SER O MAIS ANTIGO DO MUNDO ( Descobertas Arqueológicas Recentes )

24/07/2012 - 13h22

Sutiã medieval pode ser o mais antigo do mundo

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
Peças de lingerie de aproximadamente 600 anos atrás, encontradas em um castelo da Áustria, podem ser os mais antigos sutiã já registradoS, dizem cientistas da Universidade de Innsbruck.
Os pesquisadores encontraram soutiens de linho datados da Idade Média no castelo austríaco de Lemberg. A descoberta foi feita em 2008, mas só chamou atenção agora, após uma reportagem na "BBC History Magazine".
Universidade de Innsbruck/Associated Press
Sutiã de quase 600 anos é parecido com os atuais
Sutiã de quase 600 anos é parecido com os atuais
A localização desse tipo de lingerie medieval foi descrita como surpreendente por especialistas em moda. Até agora, acreditava-se que o sutiã seria uma invenção feita há pouco mais de um século, que teria sido a opção das mulheres ao abandonarem os espartilhos.
Com os achados, parece que o sutiã veio primeiro, seguido então pelos espartilhos e, depois, de uma reinvenção do sutiã.
Segundo a universidade, as peças estavam entre os mais de 2.700 fragmentos têxteis encontrados no local.
Quatro sutiãs de linho pareciam muito com os de hoje, com a separação de bojo bem definido. Uma das peças localizadas é particularmente interessante, com "duas alças largas nos ombros, e uma possível alça nas costas, não preservada, mas indicada pelas bordas parcialmente arrancadas dos bojos em que eles estavam conectados."
"Parece exatamente como um sutiã moderno", diz Hilary Davidson, curadora de moda do Museu de Londres. "Essas descobertas são incríveis."
Após encontrarem os material, os cientistas do Instituto de Arqueologia da Universidade de Innsbruck submeteram as peças a vários testes, inclusive o de carbono 14, que faz uma datação precisa da idade das roupas.
"Nós não acreditamos em nós mesmos. Pelo que nós sabíamos, não existiam peças nem um pouco parecidas com sutiãs no século 15", disse Beatrix Nutz, arqueóloga responsável pelo estudo.
E, como hoje, a lingerie não era apenas funcional.
Os sutiãs foram primorosamente decorados com rendas e outros ornamentos, sugerindo que eles também fossem destinados a agradar a um pretendente.
Uma outra peça, similar a uma tanga moderna, também foi localizada. Segundo os cientistas, porém, trata-se de uma peça masculina. Nesse período, as mulheres não costumavam usar esse tipo de roupa íntima, que era reservada apenas aos homens também como uma forma de distinção que indicava poder e controle. 

FONTE: Folha.com/Ciência

Nenhum comentário: