segunda-feira, 16 de julho de 2012

NAZISTA MAIS PROCURADO DO MUNDO É ENCONTRADO EM BUDAPESTE ( Notícias/Mundo )

NAZISTA MAIS PROCURADO DO MUNDO É ENCONTRADO EM BUDAPESTE

Da France Presse, em jerusalém
O criminoso nazista mais procurado do mundo, Laszlo Csatary, 97 anos, acusado de cumplicidade na morte de 15.700 judeus durante a Segunda Guerra Mundial, foi encontrado em Budapeste, na Hungria.
O anúncio foi feito neste domingo pelo diretor do escritório do Centro Wiesenthal em Israel.
"Confirmo que Laszlo Csatary foi identificado em Budapeste", declarou Efraim Zuroff. "O jornal 'The Sun' pôde fotografá-lo e filmá-lo graças às informações que fornecemos em setembro de 2011", acrescentou.
"Há 10 meses, um informante nos deu elementos que nos permitiram localizar Laszlo Csatary em Budapeste. Este informante recebeu US$ 25 mil que prometemos em troca de informações que permitam encontrar criminosos nazistas", disse Zuroff.
As informações sobre o paradeiro de Csatary foram enviadas em setembro de 2011 à promotoria da capital húngara. O vice-procurador de Budapeste, Jenö Varga, não confirmou a informação, limitando-se a declarar que "existe uma investigação em andamento. A promotoria está estudando as informações recebidas."
O diretor manifestou sua esperança de que Csatáry seja preso pela polícia húngara e reiterou que se trataria do criminoso nazista mais procurado do mundo.
Em outubro de 1944, o partido pró-nazista Cruz Flechada chegou ao poder na Hungria com um golpe de estado, servindo incondicionalmente aos interesses do regime de Adolf Hitler.
Reprodução/The Sun
O nazista Laszlo Csatary, 97, acusado de ter colaborado com a morte de mais de 15 mil judeus foi encontrado na Hungria
O nazista Laszlo Csatary, 97, acusado de ter colaborado com a morte de mais de 15 mil judeus foi encontrado na Hungria

No último ano da guerra, os seguidores da Cruz Flechada na Hungria entregaram aos nazistas cerca de 450 mil judeus, que depois foram assassinados em diversos campos de extermínio.
Foi então que Csatáry dirigiu um campo de concentração nazista em Kosice (Eslováquia) e em 1948 foi condenado à morte na Tchecoslováquia por crimes de guerra.
Durante o processo, sua defesa negou as acusações e admitiu uma responsabilidade parcial no enclausuramento dos judeus, segundo "The Sun".
Csatáry fugiu um ano depois para o Canadá, que retirou sua cidadania em 1997, deixando o país em seguida.

FONTE: Folha.com/Mundo

Nenhum comentário: