quarta-feira, 11 de julho de 2012

CANYON DOS APERTADOS ( Currais Novos-BRASIL )

Canyon dos Apertados

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Canyon dos Apertados é uma formação natural localizada no munícípio de Currais Novos - RN - Brasil. Está localizado na Fazenda Aba da Serra, de propriedade particular. É o único canyon de rocha granítica do mundo.

Características

Formado por demorados processos erosivos, corta a aba da Serra do Chapéu, na divisa com o vizinho estado da Paraíba.
As rochas, de embasamento cristalino, apresentam diversas formas devido á erosão.
Pelo canyon passam as águas do Rio Picuí e do Rio Currais Novos, desaguando no Açude Marechal Dutra (Gargalheiras) na vizinha cidade de Acari. Após o período das cheias, formam-se vários poços no local, orginando mananciais para matar a sede dos animais no período da seca.
Os indígenas souberam aproveitar muito bem o local. Prova disso são as inscrições rupestres deixadas por estes em alguns paredões do lugar.
Há uma grande diversidade de fauna e flora no local, podendo encontrar a caatinga muito bem preservada.

GALERIA DE FOTOS:






FONTES: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

  • MEDEIROS, Getson Luís Dantas de. Apertados. Currais Novos: das incrições rupestres do Totoró às galerias da Mina Brejuí (Guia turístico). Natal: SEBRAE/RN, 2004. pp. 48–49.
  • Unimed Currais Novos. Para ver em Currais Novos. Revista Aroeira: uma cidade em festa (publicação comemorativa pelos 112 anos de fundação do município de Currais Novos). Currais Novos, ano I, n. 01, p. 22, jul. 2003.

Nenhum comentário: