sábado, 10 de dezembro de 2011

HUMANOS ANTIGOS USAVAM CAMA COM REPELENTE DE INSETO ( Descoertas Arqueológica Recentes )

09/12/2011 - 17h08

Humanos antigos usavam cama com repelente de inseto


 
DA REUTERS
Quase 80 mil anos antes de os humanos começarem a borrifar substâncias químicas para controlar os insetos, os africanos usavam colchões feitos com plantas repelentes de insetos para garantir uma boa noite de sono.
O achado, publicado na revista "Science" desta sexta-feira, tem por fundamento uma cama com plantas, de 77 mil anos, descoberta em uma caverna na província de KwaZulu Natal, na África do Sul. A cama é 50 mil anos mais antiga do que qualquer outra pré-histórica já descoberta.
A capacidade de repelir os insetos sugere que os humanos antigos estavam cientes das propriedades químicas e medicinais de algumas plantas.
"As plantas continham substâncias químicas que repeliam mosquitos e outros insetos. Asim, sabemos que eles conheciam as plantas medicinais", disse Lyn Wadley, professora de arqueologia na Universidade de Witwatersrand.
A arrumação ajudava a reduzir as doenças provocadas por insetos, embora os antigos humanos provavelmente não tenham estabelecido nenhuma conexão entre os mosquitos e a malária, disse a professora à Reuters. 

FONTE: Folha.com/Ciência

Nenhum comentário: