quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

HUMANIDADE UMA ORIGEM ÚNICA ( Homo Sapiens )

HUMANIDADE UMA ORIGEM ÚNICA


De acordo com o estudo da equipe da Universidade de Cambridge, os africanos possuem a maior variação genética encontrada no planeta.
O mais novo estudo sobre a origem humana, feito por cientistas liderados pelo geneticista Andrea Manica, da Universidade de Cambridge (Grã-Bretanha), mostrou que o homem provém da África subsaariana. A pesquisa concentrou- se em duas perguntas: de onde viemos e quando começamos a nos espalhar pelo mundo. Tudo indica que derivamos de uma espécie que surgiu na África há 150 mil anos, antes de começar as migrações que levaram a raça humana a dominar a Terra.
Os cientistas fizeram um estudo de variação genética da humanidade (diferenciação de DNA das populações) e uma comparação entre mais de seis mil esqueletos de povos nativos encontrados em locais como América, África, China e Austrália. Para eles, as variações, tanto genéticas quanto físicas, indicam que a humanidade teve apenas um ancestral. “Achamos evidências para um ser originário da África, localizado em algum local do centro-sul do continente, que abriga maior diversidade intrapopulacional fenotípica”, diz Manica. “Não encontramos nenhuma evidência de uma segunda origem.”
A pesquisa constatou que a variação genética dos povos diminui conforme as pessoas vivem em regiões mais afastadas da África. Índios sul-americanos e aborígines australianos, por exemplo, tinham variação genética menor do que os povos mais próximos do continente de origem. Os africanos são a etnia com a maior variação genética do mundo.
A idéia pode ser comparada a uma tigela de água cheia de gotas coloridas, que representam a variação genética. Algumas gotas saíram da tigela, levando consigo uma pequena fração da diversidade genética. Ao se reproduzirem, estas reduzem ainda mais a variação de genes de seus descendentes.
HÁ DUAS TEORIAS sobre a origem humana. Uma afirma que o Homo sapiens surgiu na África e migrou para povoar o mundo, substituindo outros supostos ancestrais. Pela outra, a “Hipótese Multirregional”, ondas sucessivas de Homo sapiens vieram da África e, a par tir de cruzamentos com outros tipos de seres humanos da Ásia e da Europa, surgiu o homem atual. Se isso ocorreu, a humanidade possui uma bagagem genética muito maior do que se houvesse evoluído de um único ancestral.
Até hoje não se sabe o que levou nossos ancestrais à extinção. Se eles foram “substituídos” pelos modernos, como isso ocorreu? Pode ter sido resultado de uma competição por comida, na qual o Homo sapiens extinguiu o grupo nativo. É possível que haja descendentes do Homo sapiens com o Homo erectus e o Neandertal, mas ainda não se achou evidência disso.

FONTE: Revista Planeta

Nenhum comentário: