domingo, 13 de novembro de 2011

ILHAS DE SANTORINI ENCANTAM COM PAISAGEM MONTANHOSA E MAR AZUL ( Turismo Mundial )

10/11/2011 - 07h46

Ilhas de Santorini encantam com paisagem montanhosa e mar azul

MAURÍCIO KANNO
ENVIADO ESPECIAL AO MEDITERRÂNEO

As ilhas vulcânicas de Santorini são um dos destinos mais famosos da Grécia. Quem chega às ilhas de navio logo se encanta com a paisagem do montanhoso município de Fira debruçado sobre o mar.

Lá no alto, é divertido circular por suas estreitas ruelas, envolvido por brancas construções arredondadas. Parece um mundo à parte, flutuante e fantasioso.
Mas, na prática, não há muito o que fazer em Fira, exceto visitar lojinhas de suvenires e restaurantes.
O maior problema são as poucas horas disponíveis para explorar a região, que é extremamente disputada por turistas. Cerca de seis transatlânticos chegam a ocupar a pequenina costa de Fira ao mesmo tempo.
Como não há porto para abrigar tantos navios, o acesso geralmente é feito via lanchas, demandando mais paciência do visitante.
Quem circula pela ilha por conta própria deve evitar pegar o teleférico. Custa apenas 4 euros, mas a fila chega a 1h30, derretendo sob o calor grego. O jeito é seguir a pé pela mesma escadaria onde circulam burros usados para transporte, caminho que leva meia hora para ser percorrido.

Mauricio Kanno/Folhapress
Vista da vila de Fira, em Santorini
Vista da vila de Fira, em Santorini; local recebe milhares de turistas todos os anos
Só não contribua com a exploração dos animais -ainda por cima passando medo sobre eles, por 5 euros. Seus tratadores até mesmo tentam cobrar "pedágio" dos passantes, pedindo ingressos de teleférico dos viajantes que eventualmente os obtiveram do navio mas não usaram.
Perto dali, o povoado de Oya pode ser alcançado de ônibus. Outra alternativa de passeio é conhecer um vulcão local, na pequena ilha deserta de Nea Kameni.
A parada seguinte é Mykonos. A poucas horas de navegação de Santorini, é uma tranquila ilha no sudeste da Grécia, cujo acesso também é feito via lancha. 

FONTE: Folha.com/Turismo

Nenhum comentário: