segunda-feira, 3 de outubro de 2011

TOURS PELOS APALACHES OFERECEM OBSERVAÇÃO DE GRANDES VEADOS ( Turismo Mundial )





01/10/2011 - 07h43

Tours pelos Apalaches oferecem observação de grandes veados

DA ASSOCIATED PRESS, EM HAZARD (EUA)
Observadores sonolentos se amontoam em vans em um parque e resort estadual Jenny Wiley, em Prestonsburg, que fica a cerca de uma hora de estrada de uma mina de carvão dos Apalaches.
Eles buscam avistar elks --grandes veados também conhecidos como "uapiti"-- outro "recurso natural" que se tornou valioso no leste do Kentucky (centro-leste dos EUA).
O grupo, em um domingo de manhã, tenta observar bem de perto o majestoso animal que teve um forte ressurgimento na área, depois de desaparecer destas montanhas por mais de um século.
Associated Press-27.out.2005/Vida Selvagem de Kentucky
Elks em Big Elk Mine, Knott County, Kentucky
Elks em Big Elk Mine, Knott County, Kentucky
Ele desapareceu na época da Guerra de Secessão (1861-1865), a Guerra Civil Americana, principalmente por causa da caça desenfreada.
Em 1997, começaram a retornar, quando gestores de vida selvagem começaram a levar animais de vários Estados do oeste do país.
Agora, eles são atração importante para os turistas: dois parque estaduais no leste do Estado, --Jenny Wiley e Buckhorn Lake --oferecem tours para observação de elks, no outono e inverno.
"Estamos em modo de caça agora", diz a guia do tour, Trinity Shepherd, naturalista do parque. Mas eles estão é "armados" com câmeras e binóculos, de prontidão enquanto aparece um ou outro desses animais pela manhã.
No início, os animais foram vistos solitários ou em duplas. Mas depois, foi possível encontrar em outra área cinco elks de uma vez, a partir de um ponto que permitia vistas mais panorâmicas, apesar da suave neblina.
Os machos da espécie chegam a pesar até quase 400 kg, enquanto as fêmeas quase 300 kg. A região também tem outros veados, além de gansos, perus e muitos outros pássaros. Mas o elk é o astro por aqui.
Apesar disso, outros preferem uma relação com os animais mais violenta: Kentucky ainda possui temporadas de caça reais, ainda que limitadas.

Rhonda Simpson-18.dez.1997/Associated Press
Quatro fêmeas de elks e um filhote macho sobem colina após serem liberados em área de mina recuperada perto de Hazard, Kentucky (EUA), no ano em que se iniciou a recuperação da população local da espécie
Quatro fêmeas de elks e um filhote macho sobem colina após serem liberados em área de mina recuperada perto de Hazard, Kentucky (EUA), no ano em que se iniciou a recuperação da população local da espécie 
FONTE: Folha.com/Turismo

Nenhum comentário: