sexta-feira, 21 de outubro de 2011

POLÔNIA MOSTRA ARTE PRODUZIDA EM CAMPO DE CONCENTRAÇÃO NAZISTA EM AUSCHWITZ ( Mundo )

19/10/2011 - 07h47

Polônia mostra arte produzida em campo de Auschwitz

MONIKA SCISLOWSKA
DA ASSOCIATED PRESS, EM VARSÓVIA, POLÔNIA
Fotos de 20 desenhos e outros artefatos produzidos clandestinamente por prisioneiros dos campos de concentração nazista durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) estão à mostra no museu de Auschwitz, até novembro.
Os itens são mostrados em fotos para permitir a mobilidade da exibição e proteger os originais. "Esta é uma mostra destinada para viajar", conta o porta-voz do museu Pawel Sawicki.
Sua próxima parada é Washington e Detroit, nos Estados Unidos.

Auschwitz Museum/Associated Press
Bracelete de metal com imagens da provação dos cativos no campo de Auschwitz
Bracelete de metal com imagens da provação dos cativos no campo de Auschwitz
Sawicki disse que a mostra "Arte Proibida" está sediada no antigo edifício de banhos do campo em Auschwitz 1º, a parte original em tijolos vermelhos do campo de Auschwitz-Birkenau.
Grandes imagens coloridas mostram desenhos e esculturas feitos pelos cativos também dos campos de concentração alemães de Buchenwald e Ravensbrueck.
Os desenhos representam a condição dos prisioneiros, cenas da vida no campo e retratos. Eles também incluem referências a contos de fadas que alguns cativos escreviam a suas crianças deixadas em casa, disse Sawicki.
Alguns outros itens são uma estatueta de madeira e um bracelete de metal com cenas de Auschwitz, encontrados próximo de um crematório em Birkenau, pouco depois de ter sido liberado pelo exército soviético em janeiro de 1945, além de um crucifixo católico do campo feminino de Ravensbrueck.
Cada foto é acompanhada por breve descrição e algumas palavras sobre seus autores. "A arte era a fuga dos prisioneiros da realidade brutal, disse Sawicki.

Auschwitz Museum/Associated Press
Desenho em um caderno de notas de artista desconhecido ilustra dia a dia em Auschwitz
Desenho em um caderno de notas de artista desconhecido ilustra dia a dia em Auschwitz
CHACINAS
Mais de 1 milhão de pessoas, a maioria judeus, morreram em Auschwitz, campo que os nazistas administraram na Polônia ocupada entre 1940 e 1945.
Em Ravensbrueck, no norte da Alemanha, entre cerca de 130 mil dos cativos, a maioria era polonesa. Não mais de 32 mil sobrevieram.
Em Buchenwald, na Alemanha central, acredita-se que morreram cerca de 56 mil. 

FONTE: Folha.com/Turismo

Nenhum comentário: