quarta-feira, 12 de outubro de 2011

OS ÚLTIMOS SELVAGENS... NA AMAZÔNIA, PAPUA NOVA-GUINÉ E EM MUITOS OUTROS PONTOS ISOLADOS DA TERRA, AINDA EXISTEM POVOS QUE NÃO FIZERAM CONTATO COM "ESTRANGEIROS ( Povos Isolados )

CIVILIZAÇÕES


Os últimos selvagens


Na Amazônia e em Papua-Nova Guiné, não houve contato com estrangeiros


Por Ana Santa Cruz
Revista Aventuras na História - 10/2008

COLÔMBIA A tribo Aroje (ou Caraballo) é a única do país que se mantém isolada do
convívio com a chamada civilização. Por isso, as autoridades desconhecem
sua quantidade de habitantes.

EQUADOR
Também tem uma tribo que se mantém distante dos “brancos”, a Tagaeri, com apenas entre 20 e 30 membros. Hoje, os índios estão especialmente acuados por causa da existência de petróleo em suas terras.

PERU
Tem 15 tribos isoladas, apenas uma delas não identificada. Também não se sabe a quantidade de nativos pertencentes a esses grupos. Habitado há 15 mil anos, o Peru foi o centro do Império Inca, que unificou culturas diversas a partir do século 12.

BOLÍVIA
Há duas tribos isoladas, ambas com população indefinida. Os quíchuas e aimarás que habitavam o altiplano foram escravizados no século 16. Depois disso, preferiram fugir do contato externo.


PARAGUAI
O país conta com um grupo disperso de índios da tribo Ayoreo-Totobiegosode. Para se proteger do massacre que dizimou as tribos da região, eles preferem manter-se distantes das cidades.

BRASIL
São 67 povos isolados no país, localizados nos estados do Acre, Amapá, Amazonas,
Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia e Roraima. De alguns não se sabe nem a língua nem a etnia à qual pertencem. Não se sabe também a localização exatas das tribos, já que os grupos se movimentam bastante.

PAPUA-NOVA GUINÉ
Há no país 44 tribos isoladas, de população indefinida, localizadas na metade da Indonésia da ilha. Os nativos vivem da agricultura, da caça de porcos selvagens e da coleta.

ÍNDIA A tribo dos sentinelese é a única que se mantém afastada dos estrangeiros. Tem 39 habitantes e estima-se que seus antepassados remontem a 70 mil anos. Os membros vivem hoje como no Paleolítico, há mais de 10 mil anos.

FONTE: Planeta Sustentável

Nenhum comentário: