domingo, 23 de outubro de 2011

EXPEDIÇÕES PELA CAATINGA CARNAUBENSE, REALIZADAS POR DEAN CARVALHO/ EXPLORADOR DO SERTÃO ( Expedição ao Riacho do Bojo e Cercanias )

      Nesta expedição, estive percorrendo o leito e às margens do Riacho do Bojo, ( Desde à altura da "Casa da Espera"até à Cachoeira dos Fundões ) com o intuito, de tentar resgatar algum "Vestígio Arqueológico", e de verificar o  atual estado de preservação da sua "Mata Ciliar", como também, de fotografar á paisagem circundante do "entorno" do citado riacho.

     No que pude visualizar, e também, constatar, a mata ciliar do riacho do bojo encontra-se em muitos trechos quase que totalmente destruída pela "ação" do homem, e com isso, restam poucos locais em que a vegetação ainda conserva à sua cobertura original.

     Em relação aos "Vestígios Arqueológicos"do citado riacho, foram encontrados (tanto no seu leito, como também nas suas margens) alguns "Artefatos de Pedra Polida" ( Seixos Utilizados, um Machado Polido e vários "Pilões" incrustrados em três pequenas cachoeiras.

OBSERVAÇÕES GERAIS:

. Em quase todo o trajeto que percorri pelo leito do riacho, notei à presença de muitos "Seixos Utilizados", como também, de algumas "Lascas".
. Localizei um "Assentamento pré-histórico" em uma das margens do riacho.

GALERIA DE FOTOS:









                                                                                 

DATA DA EXPEDIÇÃO:
. 23 de Abril de 2010

FONTE  e FOTOS: Dean Carvalho/Explorador do Sertão.

Nenhum comentário: