quinta-feira, 22 de setembro de 2011

SATÉLITE CAIRÁ SEXTA-FEIRA NA TERRA; VEJA POR QUE VOCÊ NÃO DEVERÁ SER ATINGIDO ( Espaço )

22/09/2011 - 18h11

Satélite cairá sexta na Terra; veja por que você não deve ser atingido


GIULIANA MIRANDA
DE SÃO PAULO

Um satélite desativado do tamanho de um ônibus está se aproximando rapidamente da Terra e deve atingir algum ponto do planeta amanhã. Onde exatamente isso irá acontecer, no entanto, só poderá ser determinado poucas horas antes do choque.
Apesar disso, a Nasa --proprietária do gigante de 6,5 toneladas-- pede calma à população e diz que as chances de alguém ser atingido são realmente muito baixas. Mas como, afinal, eles podem ter certeza?
A conta começa com a quantidade de detritos que deve chegar à superfície da Terra. Boa parte do Uars (Satélite de Pesquisa da Alta Atmosfera, na sigla em inglês) deve ser incinerado e destruído na reentrada.
Os cientistas estimam, no entanto, que pelo menos 500 kg devam resistir à alta temperatura, divididos em ao menos seis grandes fragmentos.
Considerando o tamanho do planeta e sua grande quantidade de áreas desabitadas, isso já seria um indício da dificuldade. Cerca de 70% do nosso planeta é coberto de água. Além disso, ainda há grandes porções de áreas praticamente desabitadas, como o deserto do Saara e a Sibéria.
De acordo com a Nasa, as chances de uma dos cerca de 7 bilhões de pessoas da Terra ser atingida por algum dos destroços do Uars são de 1 em 3.200. Já as chances de ele acertar uma pessoa específica --como você ou alguém que esteja ao seu lado-- é de quase uma em 22 trilhões.
Ou seja: é mais fácil ser atingido por um raio ou ganhar na Mega Sena.
SÓ UMA PESSOA FOI ATINGIDA
Apesar dos milhares de fragmentos de lixo espacial que se concentram na órbita da Terra, nestes quase 54 anos desde o lançamento do Sputnik 1 (o primeiro satélite artificial em órbita), não há registros confirmados de mortes provocadas por eles.
Na verdade, acredita-se que apenas uma pessoa tenha sido atingida por lixo espacial. Em 1997, a americana Lottie Williams foi atingida no ombro por um pequeno pedaço do que, segundo a própria Nasa, provavelmente era um pedaço de um foguete Delta. Ela não se machucou.

Editoria de Arte/Folhapress
O SATÉLITE
Lançado pelo ônibus espacial Discovery em 1991, o Uars funcionou até 2005, observando a atmosfera da Terra.
Após ser desativado, passou a integrar a gigantesca massa de lixo espacial, que tem desde outros satélites defuntos até partes de foguetes e câmeras fotográficas e ferramentas "perdidas" por astronautas. 

FONTE: Folha.com/Ciência

Nenhum comentário: