domingo, 28 de agosto de 2011

QATAR É CAPSÚLA DE CULTURA ÁRABE EM VERSÃO BAIXO TEOR ( Turismo Mundial )

11/08/2011 - 07h40

Qatar é cápsula de cultura árabe em versão baixo teor

MARCELO LEITE
ENVIADO ESPECIAL A DOHA
Com voos diários a partir de São Paulo, muitos brasileiros com destino a Tóquio, Xangai, Cingapura, Pequim, Melbourne ou Beirute conhecem Doha apenas como um aeroporto de conexão. A capital do Qatar, contudo, merece mais que uma corrida às lojas isentas de impostos.
Passar dois a quatro dias no diminuto emirado (reino) é algo a considerar. O turista terá ali uma cápsula de cultura árabe, mas em versão baixos teores.
Trata-se de opção segura e confortável -se o viajante resistir ao calor de até 50°C, no verão, sem recurso à cerveja.

ARTE ISLÂMICA
Doha é uma cidade de carros e para carros, em geral jipões com que os qatarianos atacam as dunas do deserto. Na capital rolam por avenidas de pavimento impecável, que se expandem a partir da Corniche, via semicircular que contorna a baía, pontilhada de tamareiras. A paisagem, apesar de convidativa, não inclui pedestres.
Na ponta leste da Corniche, pouco além do porto de "dhows" (veleiro típico das Arábias), está a maior joia de Doha: o museu de Arte Islâmica. Inaugurado em 2008, o maciço prédio de linhas retas, cercado de águas verdes e vagamente reminiscente de mesquitas, foi projetado pelo arquiteto sino-americano I.M. Pei (o mesmo das pirâmides do Louvre).
Se o visitante já se impressiona com o exterior, sofre um choque ao entrar no museu. O átrio monumental abriga passarelas metálicas entre os dois andares superiores e uma escadaria dupla, em curva, de tirar o fôlego.

Marcelo Leite/Folhapress
O museu de Arte Islâmica, prédio do arquiteto I.M. Pei em Doha, abriga um dos acervos mais importantes do gênero
O museu de Arte Islâmica, prédio do arquiteto I.M. Pei, abriga um dos acervos mais importantes do gênero
Apesar de imponente, o museu não chega a ser imenso. Pode ser visitado como merece em umas três ou quatro horas. A coleção, das mais importantes do gênero no mundo, reúne peças desde o século 7 d.C., quando surgiu a religião do Islã.
No segundo andar, as galerias se organizam por temas: caligrafia, arte figurativa, motivos e ciência na arte muçulmana. No terceiro, a organização é cronológica, das primeiras dinastias árabes à expansão do islamismo para a península Ibérica e os confins dos impérios da Índia e da Turquia.
Há um pouco de tudo, de antigos manuscritos com caligrafia e iluminuras rebuscadas a joias e tapetes suntuosos. Não será má pedida quebrar a visita em duas partes, com intervalo para um lanche junto à gigantesca rosácea geométrica de pedra negra que cobre o piso do térreo. A inevitável lojinha tem muita coisa bonita e preços salgados. 

                                                               

Museu de Arte Islâmica ONDE Doha ENTRADA gratuita VISITAÇÃO fechado às terças e sextas; nos demais dias, das 10h às 14h. Nas terças e sábados, também funciona das 20h às 23h site www.mia.org.qa/english 

FONTE: Folha.com/Turismo

Nenhum comentário: