sexta-feira, 12 de agosto de 2011

LEÕES TENDEM A ATACAR MAIS QUANDO LUAR ENFRAQUECE ( Curiosidades do Mundo Animal )

11/08/2011 - 11h20

Leões tendem a atacar mais quando luar enfraquece


RICARDO BONALUME NETO
DE SÃO PAULO

Lendas costumam associar a Lua cheia com lobisomens ou outros monstros imaginários. Mas uma pesquisa mostrou que ela é sinal de que você correrá risco de ser devorado por um leão nos próximos dias --se estiver em regiões rurais da Tanzânia.
Ivinotícias
Pesquisa mostra que caça aumenta nos dias depois da Lua cheia
Caça aumenta nos dias depois da Lua cheia, mostra pesquisa
Leões atacaram mais de mil tanzanianos entre 1988 e 2009. Mais de dois terços desses ataques foram fatais.
"A vasta maioria das vítimas foi atacada depois de escurecer", escreveram os autores do estudo, liderado por Craig Packer, da Universidade de Minnesota (EUA), na revista "PLoS ONE".
Não se trata de mera curiosidade científica. A pesquisa ajuda a entender a própria evolução humana.
"Carnívoros noturnos criaram a necessidade de abrigo noturno, controle do fogo e nosso medo inato da escuridão", afirmam os autores.
Os leões são mais perigosos quando a luz da Lua está fraca. Em consequência, a Lua cheia é indicador de perigo iminente --e estaria nisso a explicação de ela ser fonte de tantos mitos.
Na Tanzânia, houve de duas a quatro vezes mais ataques nos primeiros dez dias depois da Lua cheia do que nos dez dias anteriores.
Os pesquisadores também estimaram o tamanho da barriga dos leões adultos na planície do Serengeti e na cratera de Ngorongoro. As barrigas eram "significativamente" maiores nos dias mais próximos da Lua nova. 

FONTE: Folha.com/Ciência

Nenhum comentário: