domingo, 31 de julho de 2011

SUPREMACIA NUMÉRICA DOS HUMANOS ACELEROU FIM DOS NEANDERTAIS ( Paleoantropologia )

29/07/2011 - 09h57

Supremacia numérica dos humanos acelerou fim de neandertais


DA ASSSOCIATED PRESS
O aumento populacional dos homens modernos pode ter sido um dos principais motivos que levou ao desaparecimento dos neandertais, afirma um novo estudo publicado nesta sexta-feira na revista "Science".
Segunda a estimativa dos dois autores da pesquisa, para cada neandertal havia até dez homens modernos.
Frank Franklin II/Associated Press
Crânio reconstruído de neanderthal (à frente) e de um homem moderno (atrás); estudo indica supremacia dos segundos
Crânio reconstruído de neanderthal (à frente) e de um homem moderno (atrás); estudo indica supremacia dos segundos
O resultado dessa proporção numérica é que os segundos levavam vantagem, por exemplo, na disputa de comida ou de abrigo cerca de 40 mil anos atrás. Colaborou ainda para isso o fato de os homens modernos terem sido um grupo social bem mais organizado.
Os pesquisadores Paul Mellars e Jennifer French, da Universidade de Cambridge (Reino Unido), afirmam que os humanos eram também mais evoluídos.
Eles teriam melhores instrumentos para caçar e conheciam formas mais avançadas para estocar alimentos durante o inverno, entre outras habilidades.
As análises se deram em uma região ao sudeste da França, onde evidências de ferramentas e restos de animais sugerem que os homens modernos eram muito maiores em número do que os neandertais.
O trabalho da dupla, porém, recebeu críticas por parte de especialistas, que dizem que a abordagem já consta em pesquisas anteriores.
O professor Joao Zilhao, da Universidade de Barceloa (Espanha), argumentou que os métodos usados no estudo estavam ultrapassados. Ele acrescentou também que evidências genéticas e paleontológicas já mostraram que houve assimilação e não substituição dos neandertais. 

FONTE: Folha.com/Ciência

Nenhum comentário: