terça-feira, 19 de julho de 2011

SUPERNOVA PODE TER ORIGINADO A MAIOR PARTE DA POEIRA CÓSMICA ( Astronomia )

18/07/2011 - 20h39

Supernova pode ter originado a maior parte da poeira cósmica

DO "NEW YORK TIMES"
The New York TimesCom a ajuda do Observatório Espacial Herschel, da ESA (Agência Espacial Europeia, na sigla em inglês), astrônomos detectaram a explosão de uma estrela cuja poeira cósmica poderia formar 200 mil Terras.
A descoberta leva a supor que as supernovas --estrelas que explodem-- são fontes da enorme quantidade de poeira cósmica existente no Universo. Não havia nenhum indício de sua origem e as observações feitas pelo Herschel são as melhores evidências obtidas até agora.
Sabe-se que a supernova é uma das fontes de poeira cósmica, mas não há certeza sobre a origem da enorme quantidade de poeira, necessária para formar os planetas e as estrelas, como o Sol.
The New York Times
Linhas indicam a supernova 1987A; a poeira cósmica expelida poderia formar 200 mil Terras
Linhas indicam a supernova 1987A; a poeira cósmica expelida poderia formar 200 mil Terras

O estudo, publicado na edição do dia 8 da revista "Science", é da astrônoma da Universidade de Londres, Mikako Matsuura.
A supernova SN 1987A ocorreu em 1987, quando o núcleo da estrela implodiu e criou uma explosão violenta, visível a olho nu da Terra. Matsuura relatou que a explosão gerou poeira fria suficiente para formar mais de 200 mil planetas Terra.
Explosões como essa são suficientes, eles acreditam, para criar as grandes nuvens de poeira observadas em galáxias jovens.
"Os planetas são feitos de poeira interestelar, assim como todas as criaturas do planeta", afirma Michael Barlow, outro astrônomo da Universidade de Londres e coautor do estudo. "Basicamente, nós somos feitos de poeira interestelar."

FONTE: Folha.com/Ciência

Nenhum comentário: