terça-feira, 19 de julho de 2011

NORDESTE FICOU 20 % MAIS SECO EM 2010, DIZ RELATÓRIO ( Natureza )

19/07/2011 - 14h11

Nordeste ficou 20% mais seco em 2010, diz relatório


NÁDIA GUERLENDA CABRAL
DE BRASÍLIA
A região Nordeste do país perdeu, em 2010, 20% dos reservatórios de água em relação ao ano anterior, segundo a ANA (Agência Nacional de Águas).
O dado integra um informe sobre os recursos hídricos no país, com informações obtidas entre outubro de 2009 e outubro de 2010. O relatório foi publicado hoje, em cerimônia com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
Segundo a ANA, a perda de reservatórios no Nordeste, especialmente na Paraíba (-23,4%), Rio Grande do Norte (-24%) e Ceará (.-25%), deveu-se à menor precipitação de chuvas no período.
O Nordeste também foi apontado no relatório como uma das regiões mais críticas quanto aos recursos hídricos, por causa das bacias do Semiárido.
O que define uma bacia como crítica são critérios como disponibilidade e uso de água, além da presença vegetação nativa e tratamento dos resíduos sólidos.
A bacia do rio Meia Ponte, no Centro Oeste, e a bacia do Tietê, na região Sudeste, também foram apontadas como pontos vulneráveis pela ANA. "A ideia é, a partir dos dados do relatório, focar os esforços nas áreas críticas", afirmou a ministra Izabella.
SANEAMENTO
A ministra também destacou a importância do saneamento para a melhora da qualidade das águas brasileiras. Segundo o relatório da agência, houve uma ampliação dos serviços de saneamento, mas para a ministra "ainda há muito que fazer".
Outro foco será nas políticas antecipatórias, segundo a ministra. A ideia é o país, a partir dos dados do relatório, estar mais preparado para desastres como o ocorrido no Rio de Janeiro no início deste ano.
"É essencial que a sociedade passe a ter acesso às informações ambientais. Esse relatório permite que as políticas estaduais e municipais sejam mais sólidas em relação à prevenção de desastres", afirmou.
A ministra falou em uso racional de água no país e em ações coordenadas com os vários setores da economia. Segundo dados de 2008 da ANA, 69% de toda a água consumida no Brasil é para a irrigação.
O relatório completo está disponível no http://conjuntura.ana.gov.br/conjuntura/

FONTE: Folha.com/Cotidiano 

Nenhum comentário: