sexta-feira, 1 de julho de 2011

NAVEGAÇÃO É MAIS ANTIGA DO QUE O IMAGINADO ( Descoberta Arqueológica ) )

Navegação é mais antiga do que o imaginado


DA FRANCE PRESSE
Arqueólogos na ilha grega de Creta encontraram fortes evidências de que humanos primitivos conseguiam navegar milhares de anos antes do imaginado, anunciou o governo grego na segunda-feira.
Uma equipe de pesquisadores dos Estados Unidos e da Grécia chegou a essa conclusão após encontrar ferramentas de pedra com no mínimo 130 mil anos de idade (e no máximo 700 mil, os métodos de datação não são muito precisos) em Creta, que naquela época já era uma ilha.
Até hoje, as evidências mais antigas de viagens em alto mar indicavam os primeiros barcos como tendo apenas 60 mil anos de idade.
Quem anunciou a descoberta foi o ministro grego da Cultura, Pavlos Geroulanos. "A pesquisa, além de provar que existiram viagens marinhas no Mediterrâneo dezenas de milhares de anos do que se sabia até hoje, também muda os conhecimentos sobre as habilidades cognitivas dos homens de então."
As ferramentas encontradas nas praias de Plakia e Preveli são atribuídas ao Homo heidelbergensis e ao Homo erectus, anteriores ao Homo sapiens, que saiu da África para se espalhar pelo mundo há 60 mil anos.
Para chegar a Creta, eles tiveram de navegar ao menos 60 quilômetros, mas não se sabe bem de onde partiram.
Antes dessa pesquisa dos arqueólogos da Escola Americana de Estudos Clássicos de Atenas, acreditava-se que a ilha de Creta só teria sido ocupada há 7.000 anos. Eles acharam as ferramentas sem querer: procuravam por resquícios dessa época. 

FONTE: Folha.com/Ciência

Nenhum comentário: