terça-feira, 12 de julho de 2011

MONTADORA DOS EUA EXIBE "CARRO BOLHA" ELÉTRICO SEM MOTORISTA ( Tecnologia )

11/07/2011 - 12h04

Montadora dos EUA exibe 'carro bolha' elétrico sem motorista

DA BBC BRASIL
Um carro elétrico em formato de bolha, com apenas duas rodas, um joystick de videogame no lugar do volante e sensores que permitem que o veículo se mova sob controle do piloto automático, caso o motorista não queira dirigir.
Assim é o EN-V, um carro futurístico criado pela montadora americana GM (General Motors). O protótipo é a visão da empresa para a mobilidade urbana no futuro.
O EN-V, uma abreviação de Electric Networked Vehicle (Veículo em Rede Elétrica, em português), atinge velocidades de 40 quilômetros por hora.
A princípio, essa velocidade pode parecer perigosa, já que o carro não possui air bag e para-choque., mas ele foi feito especialmente para evitar colisões, afirma Tom Brown, do departamento de pesquisa e desenvolvimento da GM.

BBC
GM diz que motorista seria dispensado da tarefa de dirigir; protótipo identifia obstáculos com sensores e GPS
GM diz que motorista seria dispensado da tarefa de dirigir; protótipo identifica obstáculos com sensores e GPS
"Ao contrário de carros convencionais, que são desenhados para proteger passageiros e pedestres em casos de acidentes, o EN-V é mais parecido com uma aeronave, em que se procura evitar qualquer tipo de acidente", diz Brown.
O EN-V usa tecnologias como sensores giroscópicos inspirados nos Segways --os veículos motorizados de duas rodas.
SEM MOTORISTA
A grande novidade do "carro bolha" da GM são os sistemas que permitem que ele detecte outros veículos e obstáculos ao redor com sensores, câmeras e um GPS.
Com isso, os veículos não teriam de ser controlados pelos motoristas, e os passageiros desfrutariam de outras atividades durante a viagem, como dormir e trabalhar.
Brown diz que crianças, por exemplo, poderiam ser colocadas dentro do veículo sem a presença de um adulto, e levadas para o colégio.
O EN-V só operaria no piloto automático em zonas onde todos os demais veículos também funcionassem sem motoristas.
A GM especula que se os veículos fossem popularizados, eles custariam um quinto do preço de um carro convencional.
Brown afirma que ainda não há planos concretos para comercializar a tecnologia, mas diversas montadoras hoje em dia --como a BMW e a GM-- já estão desenvolvendo produtos "v-to-v", que no jargão do setor significa veículos que se comunicam com os demais carros. 

FONTE: Folha.com/BBC Brasil

Nenhum comentário: