quinta-feira, 30 de junho de 2011

COLEÇÃO DE ARTEFATOS LÍTICOS ( Tecnologia Lítica )

Esta coleção de Artefatos Líticos encontra-se no município de Carnaúba dos Dantas, e pertence a um morador local.
A mesma é composta por vários tipos de artefatos de "pedra polida" e de "seixos utilizados" ( Machados, Mãos-de-pilão, Mós, Batedores, etc ) . Tais "Artefatos",  foram  utilizados  por povos primitivos ( ancestrais dos índios atuais ) que habitaram Carnaúba dos Dantas e cercanias há pelo menos 10 000 anos AP ( Antes do Presente ).



                                                                                   
Obs. A coleção é composta por ARTEFATOS DE PEDRA POLIDA e de SEIXOS UTILIZADOS. Com excessão de "duas" peças, o restante foi todo encontrado no município de Carnaúba dos Dantas.

FONTE: Dean Carvalho
FOTOS: Getúlio Moura

5 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite!Observei as peças e achei bastante curioso logo porque tenho em mãos uma semelhante as características das fotos que vi em seu blog.a que tenho parece como uma machadinha de pedra polida só que um pouco maior ao que parece....se tiver algum interece diego_pbs1010@hotmail.com.

Anônimo disse...

ola!tambem observando essas peças vi uma identica a q eu tenho faz varios anos q meu pai achou e me deu no mesmo lugar tinha varios peças indigenas so agora me dei conta obbservando essas peças a paçe q eu tenho é redonda de pedra ovalada no meio dos dois ladosolhando no sol ela tem pontinhos brilhantes
se isso for interreçante entre em contato dionidias@bol.com.br moro no rio grande do sul
sou gaucha

Dani disse...

Meu irmão mora no norte de Minas Gerais e encontrou uma pedra muito parecida com as que se encontram na foto. Segundo ele há muitas outras no mesmo local, ele me deu essa, mas temeroso, pois segundo pessoas da região seria "pedra de Corisco" e que depois de sete anos a pedra retornaria à sua origem e que quem a guardasse teria sérios problemas.
Eu particularmente acho que é utensílio usado por indios. Meu e-mail: dorabadu@hotmail.com

Rosana Silva disse...

Boa noite!achei uma peça identica a um machado,porem ela brilha.gostaria muito de poder posta-la,pois preciso que me ajudem a identifica-la.
osanaptu@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa noite!achei uma peça identica a um machado,porem ela brilha.gostaria muito de poder posta-la,pois preciso que me ajudem a identifica-la.
osanaptu@hotmail.com