terça-feira, 17 de maio de 2011

PARA 13% DOS AMERICANOS, OBAMA NÃO NASCEU NOS EUA ( Pesquisa )

13/05/2011 - 17h51

Para 13% dos americanos, Obama não nasceu nos EUA


DE SÃO PAULO
A divulgação pela Casa Branca da certidão de nascimento do presidente Barack Obama no final de abril não convenceu todos os americanos de que ele realmente nasceu nos EUA.
Segundo uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo instituto Gallup, 13% dos americanos ainda dizem acreditar que ele "provavelmente" ou "definitivamente" nasceu em outro país.
Obama nasceu em Honolulu, no Havaí, filho de uma americana e um queniano.
A polêmica sobre a certidão de nascimento surgiu de especulações de seus rivais, para quem ele teria nascido no Quênia ou na Indonésia, onde passou parte da infância -- o que o proibiria de concorrer à Presidência do Estados Unidos.
Após receber provocações do pré-candidato republicano à Presidência, o empresário e apresentador Donald Trump, Obama ordenou a divulgação de sua certidão de nascimento completa na internet, no fim do mês passado.
Por outro lado, a pesquisa mostra que aumentou o número de americanos que acreditam que seu presidente nasceu no Havaí. Antes da divulgação do documento, 38% diziam que ele "definitivamente nasceu nos EUA". Após a publicação, o número subiu para 47%.
A porcentagem de cidadãos que disse que ele "provavelmente" nasceu nos EUA permaneceu em 18%.
A primeira pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23 de abril, antes da divulgação da certidão (27 de abril), e a segunda entre os dias 5 e 8 de maio.
Já a porcentagem dos que disseram que ele "provavelmente" ou "definitivamente" nasceu em outro país caiu de 24% para 13%.
A pesquisa também separou opiniões de democratas e republicanos. Entre os republicanos, a porcentagem dos que não acreditam na nacionalidade america de Obama caiu de 43% para 23%. 

FONTE: Folha.com/Mundo

Nenhum comentário: