sexta-feira, 22 de abril de 2011

CIENTISTA ITALIANO REPRODUZ O SANTO SUDÁRIO E O CLASSIFICA COMO FARSA ( Arqueologia )

Cientista italiano reproduz o Santo Sudário e o classifica como farsa




da Reuters, em Roma

Um cientista italiano afirma ter reproduzido o Santo Sudário, um feito que, segundo ele, prova definitivamente que o linho reverenciado por alguns cristãos como a roupa de enterro de Jesus Cristo é uma farsa medieval.

A coberta carrega a imagem, estranhamente invertida como um negativo fotográfico, de um homem crucificado que alguns acreditam ser Cristo.



Barrie M. Schwortz -1979/AP
Imagem do Santo Sudário, que foi classificado como farsa por cientista italiano que reproduziu o tecido de linho
Imagem do Santo Sudário, classificado como farsa por cientista italiano Luigi Garlaschelli, que reproduziu o tecido de linho

"Mostramos que é possível reproduzir algo que tem as mesmas características do Sudário", disse na segunda-feira (5) Luigi Garlaschelli, que deve ilustrar os resultados em conferência neste fim de semana no norte da Itália.

Professor de química orgânica da Universidade de Pavia, Garlaschelli mostrou o estudo que ele entregará e as fotografias que acompanham a comparação.

O Santo Sudário mostra a frente e as costas de um homem barbudo com um cabelo comprido, com braços cruzados, enquanto a roupa inteira é marcada pelo que parecem ser filetes de sangue de ferimentos nos pulsos, pés e lados.

Testes de data por carbono feitos por laboratórios em Oxford, Zurique e Tucson (Arizona) em 1998 causaram sensação por datarem o sudário entre 1260 e 1390. Os céticos disseram que era um trote, possivelmente para atrair o rentável negócio da peregrinação medieval.

Mas cientistas não sabem explicar ainda como a imagem foi deixada na roupa. 

FONTE: Folha.com/Ciência.

OBSERVAÇÃO: 
Esta matéria foi publicada no ano de 2009.
Atenciosamente,
Dean Carvalho/Explorador do Sertão.

Nenhum comentário: