segunda-feira, 14 de março de 2011

POVOS DO SUDESTE ASIÁTICO ( O Povo Karen )

Karens

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Povo karen)
Ir para: navegação, pesquisa
Karens
Karen women at Kyaikkami Ye-Le Pagoda.jpg
Mulheres karens na Tailândia
População total
c. 4.000.000
Regiões com população significativa
Myanmar 3.500.000
(~7%)

 Tailândia 400.000
Línguas
Línguas karens
Religiões
Budismo teravada
Cristianismo

Animismo
Grupos étnicos relacionados
Padaung
Os karens ou kayin (em karen: pwa ka nyaw po) são um grupo étnico formado por diversas comunidades nativas do Sudeste Asiático. Suas populações se concentram em Myanmar, onde reside a maior parte dos karens, cerca de 3,5 milhões de pessoas, e na Tailândia, com 400 mil indivíduos.
Os karens vivem principalmente em vilarejos nas montanhas próximas ao deltario Irrawaddy (conhecidas como "Montes Karen"[1]), no estado de Kayin, região leste de Myanmar; os karens são a terceira maior etnia do país, depois dos birmanes e dos shan. Na Tailândia, os karens, embora em menor número, representam a maioria dos chamados povos das montanhas do país. do

[editar] História

Os karens exercem mobilização política desde o começo do século XX, época em que Myanmar estava sob domínio inglês. Em 1948, o advogado e líder político Ba U Gyi formou a União Nacional Karen para representar os interesses da comunidade. Desde o golpe de estado do general Ne Win, em 1962, o país é governado por regimes militares ditatoriais, que têm uma relação conturbada com etnias minoritárias como os karens. Os frequentes conflitos armados em Myanmar frequentemente relacionam-se com disputas étnicas, e a União Nacional Karen é um dos grupos armados rebeldes. Os insurgentes karens reclamavam, a princípio, a criação de um estado independente, mas, desde 1976, lutam por maior autonomia no sistema político de Myanmar.

Em vermelho, a localização dos karens em Myanmar e na Tailândia.
Outros grupos armados karens foram criados desde o golpe de 1948, como a Organização Nacional de Defesa Karen e o Exército de Libertação Nacional Karen. Os rebeldes karens apoiaram os participantes da Revolta 8888, em 1988.

[editar] Etnias

Diferentes tribos e grupos étnicos são relacionados aos karens. Os etnólogoskarens brancos e os karens vermelhos.[2] Atualmente, eles são classificados em: s'gaw karens (o grupo mais populoso), karens vermelhos (kayah ou karenni), karens pwo, karens brancos e karens paku. Um povo dos karens vermelhos é o dos padaung, conhecido pelos colares de pescoço usados pelas mulheres. dividem-nos tradicionalmente em dois grupos: os
Existem cerca de três milhões de falantes das línguas karens, principalmente nas regiões com maior presença da etnia. Os vários idiomas karens formam um grupo pertencente à família tibeto-birmanesa de línguas.

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: