quinta-feira, 3 de março de 2011

ONIBUS ESPACIAIS AMERICANOS ( Colúmbia )

Columbia (ônibus espacial)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Columbia
Columbia
O ônibus espacial Columbia sendo transportado para plataforma de lançamento
Número de série OV-102
País Flag of the United States.svg EUA
Status Destruído em 2003
Primeiro Voo STS-1
12 de abril
de 1981
Último Voo STS-107
1 de fevereiro
de 2003
Número de Missões 28
Tripulantes 160
Tempo em órbita ~300 dias
Número de órbitas 4.808
Distância percorrida 201.497.772 km
Satélites lançados 8
Acoplagens na Mir 0
Aclopagens na ISS 0
Columbia foi o segundo ônibus espacial construído pelos Estados Unidos da América, baseado no protótipo Enterprise. O vaivem espacial Columbia foi o primeiro de uma série de cinco naves espaciais reaproveitáveis. Esta nova forma de viajar ao espaço foi uma tentativa dos Estados Unidos de transformar os vôos espaciais em lançamentos rotineiros, de forma a serem economicamente mais viáveis.
Quando o Columbia foi lançado, em 12 de abril de 1981, a previsão que os primeiros modelos fariam até 100 vôos e haveria uma média de 24 lançamentos por ano. Contudo, passados mais de 27 anos do primeiro lançamento foram realizados um total de 124 vôos, tendo ocorrido dois grandes desastres com a morte das duas tripulações, e o recorde de lançamentos foi de apenas 9 em 1985.

[editar] Acidente

No dia 1 de Fevereiro de 2003, durante o regresso da sua 28ª missão, o Columbia desapareceu dos radares quando sobrevoava, a grande altitude, o estado estadunidense do Texas. Um pedaço de espuma que se soltara durante a decolagem danificou a protecção de cerâmica da asa esquerda, provocando uma pequena fissura. Este problema não foi detectado nem durante a decolagem, nem durante a missão. Quando da re-entrada na atmosfera, o calor causado pela fricção com a atmosfera aumentou o tamanho da fissura, acabando por destruir a asa e consequentemente toda a nave, causando a morte dos sete tripulantes.

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: